ESTUDANTES INTERNACIONAIS E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS ESTADOS NO SISTEMA-MUNDO

INTERNATIONAL STUDENTS AND THE ECONOMIC AND SOCIAL DEVELOPMENT OF STATES IN THE WORLD SYSTEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v44i1.77391

Palavras-chave:

Migração , Estudantes Internacionais , Sistema-Mundo

Resumo

O objetivo do artigo é verificar se há vínculo entre a presença de estudantes internacionais em um país e a posição que ele ocupa no Sistema-Mundo, de acordo com os pressupostos teóricos de Immanuel Wallerstein. Os dados utilizados foram obtidos das páginas eletrônicas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Os países foram posicionados no Sistema-Mundo com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e na quantidade de estudantes internacionais que eles atraem. Os resultados mostram que há correlação entre a posição que cada país ocupa no Sistema-Mundo e a capacidade para atrair estudantes internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Linhares Goes, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, mgoes@ufg.br

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Mestrado em Administração, linha de pesquisa Administração Pública. Atualmente é técnico - administrativo, docente voluntário da Universidade Federal de Goiás. Pesquisador dos seguintes temas: Administração Geral, Administração Pública, Políticas Públicas e Políticas de Educação Superior, Política de Internacionalização do Ensino Superior e Avaliação de Políticas do Ensino Superior. Dourando em Políticas Comparadas no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Andrea Freire de Lucena, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, andrealucena@ufg.br

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é professora associada 4 da graduação em Ciências Econômicas e do mestrado em Ciência Política da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem experiência na área de Economia Internacional, com ênfase em Política Comercial Externa, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de políticas públicas, solução de controvérsias e regime internacional.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

GOES, M. L.; LUCENA, A. F. de. ESTUDANTES INTERNACIONAIS E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS ESTADOS NO SISTEMA-MUNDO: INTERNATIONAL STUDENTS AND THE ECONOMIC AND SOCIAL DEVELOPMENT OF STATES IN THE WORLD SYSTEM. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 44, n. 1, 2024. DOI: 10.5216/bgg.v44i1.77391. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/77391. Acesso em: 21 dez. 2024.