PRODUÇÃO ATIVA DA ESCALA E SOBERANIA ALIMENTAR: O CASO DA FEIRA-LIVRE DO MUNICÍPIO DE PACAEMBU/SP (2017-2019)

ACTIVE PRODUCTION OF THE SCALE AND FOOD SOVEREIGNTY: THE CASE OF THE STREET MARKET IN THE MUNICIPALITY OF PACAEMBU, SÃO PAULO STATE, BRAZIL (2017-2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v43i01.66393

Resumo

O atual sistema hegemônico de produção e abastecimento alimentar submete produtores e consumidores ao crivo da dependência em relação às cadeias de atravessadores, fazendo com que a separação entre ambos constitua o trunfo com o qual o capital comercial e industrial controla a produção, a distribuição e o consumo. Nesse âmbito, enquanto expressão espacial de processos contraditórios de competição e cooperação, o conceito de produção ativa da escala apresenta possibilidades de superação das relações de dependência e subalternidade derivadas do sistema alimentar hegemônico, oferecendo caminhos para a emancipação das relações alimentares. Com efeito, este artigo tem por objetivo analisar os elementos que corroboram para a construção de um sistema alimentar alternativo, embasado nos princípios da produção ativa da escala e da soberania alimentar. Para isso, apresentamos exemplos resultantes da revisão bibliográfica e de trabalhos de campo, com especial atenção para o caso da feira-livre do município de Pacaembu/SP. De maneiras diferentes, estes casos mostram que, não obstante as múltiplas adversidades, a aproximação entre produtores e consumidores traz em si o substrato que pavimenta os caminhos para a transição da dependência à soberania e, consequentemente, para a emancipação da comida e dos hábitos alimentares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmir José de Oliveira Valério, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil, valmir.valerio@unesp.br

Licenciado, bacharel, mestre e doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente/SP. Pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA/UNESP Presidente Prudente, São Paulo, Brasil).

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

DE OLIVEIRA VALÉRIO, V. J. PRODUÇÃO ATIVA DA ESCALA E SOBERANIA ALIMENTAR: O CASO DA FEIRA-LIVRE DO MUNICÍPIO DE PACAEMBU/SP (2017-2019): ACTIVE PRODUCTION OF THE SCALE AND FOOD SOVEREIGNTY: THE CASE OF THE STREET MARKET IN THE MUNICIPALITY OF PACAEMBU, SÃO PAULO STATE, BRAZIL (2017-2019. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 43, n. 01, 2023. DOI: 10.5216/bgg.v43i01.66393. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/66393. Acesso em: 22 maio. 2024.