A NATUREZA DO ESPAÇO NUMA PERSPECTIVA COMUNICATIVA OU PÚBLICA - DOI 10.5216/bgg.v29i1.4959
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v29i1.4959Palavras-chave:
Natureza do espaço, Teoria da ação comunicativa, Espaço público.Resumo
Pretende-se discutir sobre a natureza do espaço e, baseando-se na Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas e em aportes teórico-metodológicos miltonianos, propô-la como sendo comunicativa ou pública. A natureza do espaço, que em sua totalidade é instrumental-privada e comunicativa-pública, é analisada a partir das suas interações, de um lado, com o uso humano da técnica, do tempo, da razão e da emoção e, de outro, pelas interações entre forma, função, processo e estrutura. Do modo intersubjetivo como ocorrem estas interações resulta a natureza comunicativa ou pública do espaço. O espaço comunicativo ou público apóia-se na razão comunicativa e nas ações orientadas para o entendimento mútuo livre de coerções, neste sentido contrapõe-se à natureza instrumental do espaço, fundamentada na razão cognitivo-instrumental e nas ações orientadas para fins, dominantes na atualidade e associada à colonização do mundo do sistema sobre o mundo vivido.