CORRELAÇÃO ENTRE CONTÁGIO DE COVID-19 E FLUXO PELO MODAL TRANSPORTE PÚBLICO ANÁLISE ESPACIAL NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA (SP)

CORRELATION BETWEEN COVID-19 CONTAGION AND FLOW THROUGH PUBLIC TRANSPORTATION: SPATIAL ANALYSIS IN THE MUNICIPALITY OF ARARAQUARA (SP).

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v44i1.76433

Resumo

Muitos estudos enfatizam a relação entre aglomeração de pessoas e a disseminação do SARS-CoV-2 (COVID-19), contudo, os estudos que investigam especificamente o fluxo de contaminação são escassos. Diante deste cenário, o objetivo deste trabalho é investigar a influência da circulação e fluxo de pessoas no transporte público no aumento do número de casos de COVID-19. A metodologia empregada consistiu em levantamento bibliográfico e uma análise espacial comparativa da evolução da situação epidemiológica do município de Araraquara, estado de São Paulo, e as viagens do modal transporte público. Verificou-se aumento acentuado de casos de COVID-19 nos locais com maior número de viagens, principalmente, nos fluxos realizados por transporte público. A centralização destes fluxos para o Terminal Central de Integração intensifica a possibilidade de maior contaminação. Foi possível inferir que os locais com maior crescimento de número de casos estão contidos nas zonas com maior quantitativo de viagens de origem e os locais com maior crescimento percentual de número de casos nas zonas com maior quantitativo de viagens de destino. Por fim, conclui-se que a disseminação de COVID-19 está intrinsecamente relacionada ao fluxo de pessoas, ficando ainda mais evidente a maior vulnerabilidade nos deslocamentos realizados por transporte público.

Downloads

Biografia do Autor

Felipe Facci Inguaggiato, Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, São Carlos, São Paulo, Brasil, fp.facci@hotmail.com

Doutorando em Engenharia Urbana, pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Engenharia Urbana, pela UFSCar. Pós-graduação lato sensu em Geoprocessamento Aplicado, pela UFSCar. Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisador do Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental, do Instituto Federal do Sul de Minas e foi pesquisador do grupo Geoprocessamento, da UFSCar. Tem experiência na utilização de Sistemas de Informações Geográficas, trabalhando com o ordenamento espacial e planejamento territorial urbano e ambiental.

Tatiane Ferreira Olivatto, Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, São Carlos, São Paulo, Brasil, tatianeolivatto@yahoo.com.br

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana na Universidade Federal de São Carlos, com período de mobilidade na Universidad Nacional del Litoral. Mestrado em Engenharia Urbana pela UFSCar e graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com sanduíche na University of South Australia. Formação técnica em Geomática pelo Colégio Técnico de Limeira, especialização em Docência Universitária (concluída) e em Ciências de Dados (em andamento). Integra os grupos de pesquisa Geoprocessamento, Cartografia Ambiental Urbana e Métodos e Técnicas de Avaliação de Impactos e Riscos Ambientais.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Como Citar

INGUAGGIATO, F. F.; OLIVATTO, T. F. CORRELAÇÃO ENTRE CONTÁGIO DE COVID-19 E FLUXO PELO MODAL TRANSPORTE PÚBLICO ANÁLISE ESPACIAL NO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA (SP): CORRELATION BETWEEN COVID-19 CONTAGION AND FLOW THROUGH PUBLIC TRANSPORTATION: SPATIAL ANALYSIS IN THE MUNICIPALITY OF ARARAQUARA (SP). Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 44, n. 1, 2024. DOI: 10.5216/bgg.v44i1.76433. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/76433. Acesso em: 3 abr. 2025.