UTILIZAÇÃO DO JOGO EDUCATIVO NO PIBID
ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rbn.v22iesp.80558Palabras clave:
Jogo educativo, Ensino de Biologia, aprendizagemResumen
Ao estimular a curiosidade e a criatividade, os jogos proporcionam uma maneira lúdica de explorar conceitos complexos e desenvolver habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Assim sendo, o presente artigo aborda um jogo de tabuleiro de Ecologia como uma ferramenta auxiliar no ensino de Biologia, dando ênfase nas experiências vivenciadas pelos bolsistas do PIBID, do subprojeto de Biologia da Universidade Federal de Jataí, na confecção e aplicação do jogo aos estudantes de uma escola pública do município. O objetivo pedagógico do jogo foi proporcionar uma abordagem lúdica e interativa para o aprendizado de conceitos de ecologia, incentivando a participação ativa dos estudantes e promovendo a compreensão de conhecimentos relativos ao tema e conceitos abordados. Os estudantes, em todas as turmas, foram receptivos ao jogo, demonstrando entusiasmo e curiosidade diante dessa nova abordagem de aprendizagem. A observação de maior engajamento e colaboração por parte dos estudantes em algumas turmas, especialmente nas séries iniciais do ensino médio, sugere que estratégias lúdicas podem ser eficazes para estimular a participação ativa dos estudantes e promover uma aprendizagem mais significativa.
Descargas
Citas
CAMPOS, L. M. L.; T. M. BORTOLOTO & A. K. C. FELÍCIO. 2003. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos núcleos de Ensino, 47, 47-60.
CONCEIÇÃO, A. R DA.; M. D. A. MOTA & P. M. BARGUIL. 2020. Jogos didáticos no ensino e na aprendizagem de Ciências e Biologia: concepções e práticas docentes. Research, Society and Development.
FLEMMING, D. M., & A. D. MELLO. 2003. Criatividade e jogos didáticos. São José: Saint-Germain.
GOIÁS. Documento Currículo de Goías - Ensino Médio - DCGO-EM. 2019. Secretaria de Educação de Goiás, Goiânia.
MORAES, F. A. & M. H. F. B. SOARES. 2021. A intersecção do jogo pedagógico com Jean Piaget. Scheme - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, UNESP - Marília - SP, v. 13, nº 2, p.118-153, ago./dez.
MORAES, F. A. & M. H. F. B. SOARES. 2021. A colaboração piagetiana em um jogo pedagógico para a construção de conhecimento sobre a Biologia Evolutiva. IV Encontro nacional de jogos e atividades lúdicas no ensino de química, física e biologia.
MORAES, F. A. & M. H. F. B. SOARES. 2022. Construindo conhecimento sobre a Biologia Evolutiva no Ensino Médio: a operação, a assimilação e a interação lúdica em um jogo pedagógico. Investigações em Ensino de Ciências – IENCI, v. 27, nº 1, p. 503-525.
NEIVA, K. M. C.; M. B. SILVA.; V. R. MIRANDA & C. ESTE-VES. 2005. Um estudo sobre a maturidade para a escolha profissional de estudantes do ensino médio. Revista Brasileira de Orientação Profissional.
NETO, H. D. S. M. 2019. O jogo é a excalibur para o ensino de ciências?: apontamentos para pensar o lúdico no ensino de conceitos e na formação do professor. ACTIO: Docência em Ciências.
OLIVEIRA, N. C de., N. T. SERAFIM; M. R. TEIXEIRA & S. Z. FALONE. 2016. A produção de jogos didáticos para o ensino de biologia: contribuições e perspectivas. Ciclo Revista: Vivências em Ensino e Formação.
DE OLIVEIRA FURTADO, G.; J. S. C. SOTIL. A Utilização de Jogos Educativos Digitais no Processo de Ensino: Vantagens e Desafios. Revista Científica FESA, v. 3, n. 14, p. 153-163, 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
La sumisión espontánea de trabajos automáticamente implica en la cesión integral de los derechos patrimoniales a la Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology (RBN), después de la publicación. El autor concede a la RBN el derecho de la primera publicación de su articulo, licenciado bajo Licencia Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).
Lo son garantizados a los autores los derechos autorales y morales de cada uno de los artículos publicados por la RBN, permitiéndoles:
1. El uso del artículo y de suyo contenido para el propósito de enseñanza y de investigación.
2. Divulgación del artículo y de suyo contenido, si lo hacer el link para el Artículo en sitio web de la RBN, permitiéndole la divulgación en:
- redes cerradas de instituciones (intranet).
- repositorios de acceso abierto.
3. Elaboración y divulgación de obras resultantes del artículo y de suyo contenido, si lo hacer la citación de la publicación original en la RBN.
4. Hacer copias impresas en pequeñas cantidades para uso personal.











