UTILIZAÇÃO DO JOGO EDUCATIVO NO PIBID

ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rbn.v22iesp.80558

Palavras-chave:

Jogo educativo, Ensino de Biologia, aprendizagem

Resumo

Ao estimular a curiosidade e a criatividade, os jogos proporcionam uma maneira lúdica de explorar conceitos complexos e desenvolver habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Assim sendo, o presente artigo aborda um jogo de tabuleiro de Ecologia como uma ferramenta auxiliar no ensino de Biologia, dando ênfase nas experiências vivenciadas pelos bolsistas do PIBID, do subprojeto de Biologia da Universidade Federal de Jataí, na confecção e aplicação do jogo aos estudantes de uma escola pública do município. O objetivo pedagógico do jogo foi proporcionar uma abordagem lúdica e interativa para o aprendizado de conceitos de ecologia, incentivando a participação ativa dos estudantes e promovendo a compreensão de conhecimentos relativos ao tema e conceitos abordados. Os estudantes, em todas as turmas, foram receptivos ao jogo, demonstrando entusiasmo e curiosidade diante dessa nova abordagem de aprendizagem. A observação de maior engajamento e colaboração por parte dos estudantes em algumas turmas, especialmente nas séries iniciais do ensino médio, sugere que estratégias lúdicas podem ser eficazes para estimular a participação ativa dos estudantes e promover uma aprendizagem mais significativa.

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Publicado

26-05-2025

Como Citar

QUIRINO SILVA, J.; SOARES SANTANA, N.; CRUZ DE OLIVEIRA, G.; ASSUNÇÃO DE MELO LOPES SOBRANE, E.; APARECIDO DE MORAES5, F. UTILIZAÇÃO DO JOGO EDUCATIVO NO PIBID: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology, Goiânia, v. 22, n. esp, 2025. DOI: 10.5216/rbn.v22iesp.80558. Disponível em: https://revistas.ufg.br/RBN/article/view/80558. Acesso em: 20 jun. 2025.