DESENHAR PARA APRENDER: POTENCIAL DOS DESENHOS NO ENSINO DAS IDEIAS DE LEWONTIN SOBRE AS RAÇAS HUMANAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rbn.v22iesp.80777Palavras-chave:
Desenhar para aprender, Racismo, Ensino de genéticaResumo
Embora o racismo seja amplamente reconhecido como um problema sério em nossa sociedade, o ensino tradicional de genética raramente aborda os modelos teóricos mais relevantes para entender os padrões de diversidade genética nas populações humanas—modelos que poderiam ser utilizados para construir uma visão crítica sobre o racismo. Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito de atividades em sala de aula destinadas a ensinar modelos de genética que ajudam a compreender o que a biologia contemporânea diz sobre a base genética da diversidade humana. Mais especificamente, a pesquisa teve como objetivo investigar as possíveis contribuições dos desenhos feitos por alunos do ensino médio como parte de uma atividade focada nos fundamentos do trabalho clássico de Richard Lewontin, que mostrou que, ao comparar grupos tradicionalmente considerados “raças”, há mais variabilidade genética dentro das populações do que entre elas. Para isso, os desenhos produzidos pelos alunos foram analisados por meio da técnica de análise temática, a fim de gerar categorias que reflitam as ideias que comunicam, e discutimos o potencial desse modo de expressão no ensino desses conteúdos.
Downloads
Referências
Ainsworth, S. 2006. DeFT: A conceptual framework for considering learning with multiple representations. Learning and Instruction 16: 183-198. https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2006.03.001
Ainsworth, S. 2008. The educational value of multiple-representations when learning complex scientific concepts. pp. 191-208. In: Visualization: Theory and Practice in Science Education. Springer: New York.
Ainsworth, S., V. Prain, & R. Tytler. 2011. Drawing to Learn in Science. Science 333(6046): 1096–1097. https://doi.org/10.1126/science.1204153
Ayuso, G., T. Abellán, & E. Banet. 1996. Introducción a la genética en la enseñanza secundaria y bachillerato: II ¿Resolución de problemas o realización de ejercicios? Enseñanza de las Ciencias 14(2): 127-142. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.4219
Ayuso, E. & E. Banet. 2002. "Pienso más como Lamarck que como Darwin": comprender la herencia biológica para entender la evolución. Alambique 9(32): 39-47.
Banet, E. & G. Ayuso. 1995. Introducción a la genética en la enseñanza secundaria y bachillerato: I. Contenidos de enseñanza y conocimientos de los alumnos. Enseñanza de las Ciencias 13(2): 137-153.
Barbujani, G. & V. Colonna. 2010. Human genome diversity: frequently asked questions. Trends in Genetics 26: 285–295. https://doi.org/10.1016/j.tig.2010.04.002
Beltrán Castillo, M. J. & A. Molina Andrade. 2016. Racismo científico y análisis de contenido en textos escolares de Ciencias Naturales. Tecné, Episteme y Didaxis número especial.
Berzal de Pedrazzini, M. & O. Barberá. 1993. Ideas sobre el concepto biológico de población. Enseñanza de las Ciencias 11(2): 149-159. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.4530
Braun, V. & V. Clarke. 2013. Successful qualitative research: A practical guide for beginners. Los Ángeles: Sage.
Carlson, J. & K. Harris. 2022. The apportionment of citations: a scientometric analysis of Lewontin 1972. Phil. Trans. R. Soc. B, 377(20200409). https://doi.org/10.1098/rstb.2020.0409
Castéra, J., P. Clément. 2014. Teachers’ Conceptions About the Genetic Determinism of Human Behaviour: A Survey in 23 Countries. Science & Education 23: 417–443. https://doi.org/10.1007/s11191-012-9494-0
Chang, H.-Y., T. Lin, M. Lee, S. Lee, T. Lin, A. Tan & C. Tsai. 2020. A systematic review of trends and findings in research employing drawing assessment in science education. Studies in Science Education 1–34. https://doi.org/10.1080/03057267.2020.1735822
da Silva Dias, T., K. Meneses Fernandes, J. Sánchez Arteaga & C. Sepúlveda. 2018. Cotas raciais, genes e política. Uma questão sociocientífica para o ensino de ciências. pp. 303-324. In: Questões sociocientíficas. Fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador da Bahia, Editora da Universidade Federal da Bahia.
Danish, J. & N. Enyedy. 2007. Negotiated representational mediators: How young children decide what to include in their science representations. Science Education 91(1): 1-35. https://doi.org/10.1002/sce.20166
Dar-Nimrod, I. & S. Heine. 2011. Genetic essentialism: on the deceptive determinism of DNA. Psychological Bulletin 137(5): 800-818. https://doi.org/10.1037%2Fa0021860
Donovan, B. & R. Nehm. 2020. Genetics and Identity. Science & Education 29: 1451–1458. https://doi.org/10.1007/s11191-020-00180-0
Donovan, B., M. Weindling, J. Amemiya, B. Salazar, D. Lee, A. Syed, M. Stuhlsatz & J. Snowden. 2024. Humane genomics education can reduce racism. Science 383(6685): 818-822. https://doi.org/10.1126/science.adi7895
Duncan, R., R. Krishnamoorthy, U. Harms, M. Haskel-Ittah, K. Kampourakis, N. Gericke, M. Hammann, M. Jimenez-Aleixandre, R. Nehm, M. Reiss & A. Yarden. 2024. The sociopolitical in human genetics education. Science 383(6685): 826-828. https://doi.org/10.1126/science.adi8227
Edge, M., S. Ramachandran & N. Rosenberg. 2022. Celebrating 50 years since Lewontin's apportionment of human diversity. Phil. Trans. R. Soc. B 277(1852). https://doi.org/10.1098/rstb.2020.0405
Edwards, A. 2003. Human genetic diversity: Lewontin's fallacy. BioEssays 25(8): 798-801.
Fiorella, L. & Q. Zhang. 2018. Drawing Boundary Conditions for Learning by Drawing. Educational Psychology Review 30(3): 1115–1137. https://10.1007/s10648-018-9444-8
Flick, U. 2007. Introducción a la investigación cualitativa. Madrid, Morata.
Gelman, S. & M. Rhodes. 2012. Two-Thousand Years of Stasis. How psychological essentialism impedes evolutionary understanding. pp. 3-21. In: Evolution Challenges. Integrating research and practice in teaching and learning about evolution. New York, Oxford University Press.
Gericke, N. & M. Hagberg. 2007. Definition of historical models of gene function and their relation to students’ understanding of genetics. Science & Education 16(7): 849-881. https://doi.org/10.1007/s11191-006-9064-4
Gericke, N. & C. El-Hani. 2018. Genetics. pp. 110-123. In: Teaching Biology in Schools. Global Research, Issues, and Trends. New York, Routledge.
Gómez Galindo, A. 2008. Construcción de explicaciones multimodales: ¿Qué aportan los diversos registros semióticos?. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos 4(2): 83-99.
Gómez Galindo, A. 2013. Explicaciones narrativas y modelización en la enseñanza de la biología. Enseñanza de las Ciencias 31(1): 11-28. https://doi.org/10.5565/rev/ec/v31n1.733
Gómez Llombart, V. & V. Gavidia Catalán. 2015. Describir y dibujar en ciencias. La importancia del dibujo en las representaciones mentales del alumnado. Eureka 12(3): 441-455.
Guevara, E., S. Gopalan, D. Massey, M. Adegboyega, W. Zhou, A. Solis, A. Anaya, S. Churchill, J. Feldblum & R. Lawler. 2023. Getting it right: Teaching undergraduate biology to undermine racial essentialism. Biology methods & protocols 8(1). https://doi.org/10.1093/biomethods/bpad032
Heijnes, D., W. van Joolingen & F. Leenaars. 2018. Stimulating scientific reasoning with drawing-based modeling. Journal of Science Education and Technology 27: 45-56.
Izquierdo Aymerich, M., C. Marquez & M. Espinet. 2003. Comunicación multimodal en la clase de ciencias: el ciclo del agua. Enseñanza de las ciencias 21(3): 371-386.
Jaipal, K. 2010. Meaning making through multiple modalities in a biology classroom: A multimodal semiotics discourse analysis. Science Education 94(1): 48-72. https://doi.org/10.1002/sce.20359
Jiménez Tejada, M., F. González García & J. Hódar. 2008. El aprendizaje del concepto biológico de población: cómo pueden las ciencias sociales y las matemáticas colaborar con la didáctica de la biología. Didáctica de las ciencias experimentales y sociales 22: 103-114.
Jobling, M., F. Hollox, M. Hurles, T. Kivisild, & C. Tyler-Smith. 2014. Human evolutionary genetics (2nd edition). New York, Garland Science.
Kaplan, K. & V. Saez. 2019. Estigmatización, racismo y violencia en el territorio escolar. Deconstruyendo las miradas de los medios de comunicación. Buenos Aires, Homo Sapiens.
Kress, G. 2010. Multimodality. A social semiotic approach to contemporary communication. New York, Routledge.
Lanie, A., T. Jayaratne, J. Sheldon, S. Kardia, E. Anderson, M. Feldbaum & E. Petty. 2004. Exploring the public understanding of basic genetic concepts. Journal of genetic counseling 13(4): 305-320. https://doi.org/10.1023%2Fb%3Ajogc.0000035524.66944.6d
Lewis, J., J. Leach & C. Wood-Robinson. 2000. All in the genes? young people's understanding of the nature of genes. Journal of Biological education 34(2): 74-79. https://doi.org/10.1080/00219266.2000.9655689
Lewis, J. & U. Kattmann. 2004. Traits, genes, particles and information: re‐visiting students’ understandings of genetics. International Journal of Science Education 26(2): 195-206. https://doi.org/10.1080/0950069032000072782
Lewontin, R. 1972. The apportionment of human diversity. pp. 381-398. In: Evolutionary Biology. New York, Springer.
Libarkin, J., S. Thomas & G. Ording. 2015. Factor Analysis of Drawings: Application to college student models of the greenhouse effect. International Journal of Science Education, 37(13): 2214–2236. https://doi.org/10.1080/09500693.2015.1074757
López Beltrán, C., P. Wade, E. Restrepo & R. Ventura Santos. 2017. Genómica mestiza. Raza, nación y ciencia en Latinoamérica. Ciudad de México, Fondo de Cultura Económica.
Márquez, C. 2002. Dibujar en clase de ciencias. Aula de Innovación educativa 117: 54-57.
Márquez, C., M. Izquierdo & M. Espinet. 2006. Multimodal science teachers' discourse in modeling the water cycle. Science Education 90(2): 202-226. https://doi.org/10.1002/sce.20100
Martí, E. & J. Pozo. 2000. Más allá de las representaciones mentales: la adquisición de los sistemas externos de representación. Infancia y Aprendizaje 23(90): 11-30.
McChesney, K. 2015. Teaching Diversity: The Science You Need to Know to Explain Why Race Is Not Biological. Sage Open, 5(4). https://doi.org/10.1177/2158244015611712
Murtonen, M., C. Nokkala & T. Sodervik. 2020. Challenges in understanding meiosis: Fostering metaconceptual awareness among university biology students. Journal of Biological Education 54(1): 3–16. https://doi.org/10.1080/00219266.2018.1538016
Neuendorf, K. 2019. Content analysis and thematic analysis. pp. 211-223. In: Research methods for applied psychologists: Design, analysis and reporting. New York, Routledge.
Niemonen, J. 2008. Antiracist education. pp. 73-76. In: Encyclopedia of race, ethnicity, and society. Los Angeles, SAGE Publications.
Oh, P. & S. Oh. 2011. What teachers of science need to know about models: An overview. International Journal of Science Education 33(8): 1109-1130. https://doi.org/10.1080/09500693.2010.502191
Orozco Marín, Y. & S. Cassiani. 2021. Enseñanza de la Biología y lucha antirracista: Posibilidades al abordar la alimentación y nutrición humana. Revista de Educación en Biología 24(1): 39-54.
Pérez, G. (2021). La regulación metacognitiva de los obstáculos epistemológicos en la construcción de modelos de biología evolutiva en la escuela media. Tesis Doctoral, Universidad de Buenos Aires. http://hdl.handle.net/20.500.12110/tesis_n6792_Perez
Pérez, G. y González Galli, L. (2024). Metacognitive reflections on essentialism during the learning of the relationship between biology and the human race. Metacognition Learning, 19, 1035-1064. https://doi.org/10.1007/s11409-024-09394-x
Peart, D. 2021. Hand drawing as a tool to facilitate understanding in undergraduate human biology: a critical review of the literature and future perspectives. Studies in Science Education 1–13. https://doi.org/10.1080/03057267.2021.1913321
Puig, B. & M. Jiménez Aleixandre. 2015. El modelo de expresión de los genes y el determinismo en los libros de texto de ciencias. Eureka 12 (1), 55-65.
Relethford, J. 2012. Human population genetics. New Jersey, Wiley-Blackwell.
Ruiz González C., E. Banet & L. López Banet. 2017. Conocimientos de los estudiantes de secundaria sobre Herencia Biológica: implicaciones para su enseñanza. Eureka 14(3): 550-569.
Sesardic, N. 2010. Race: a social destruction of a biological concept. Biology & Philosophy 25(2): 143-162. https://doi.org/10.1007/s10539-009-9193-7
Silva, A., A. Gouvêa Silva & F. Franco. 2020. Utilização de conceitos evolutivos como contraponto a manifestações xenofóbicas. Investigações em Ensino de Ciências 25(3): 70-85. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p70
Stern, F. 2020. Secondary School Students’ Teleology and Essentialism Conceptions in the Context of Genetics (Tesis Doctoral). University of Geneva. https://doi.org/10.13097/archive-ouverte/unige:144113
Templeton, A. 2019. Human Population. Genetics and Genomics. London, Academic Press.
Tsui, C. & D. Treagust. 2013. Multiple Representations in Biological Education. New York, Springer.
Wade, P. 2014. Raza, ciencia, sociedad. Interdisciplina 2(4): 35–62.
https://doi.org/10.22201/ceiich.24485705e.2014.4.47204
Waldrip, B., V. Prain & J. Carolan. 2006. Learning Junior Secondary Science through Multi-Modal Representations. Electronic Journal of Science Education 11(1): 87-107.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O envio espontâneo de qualquer submissão implica automaticamente na cessão integral dos direitos patrimoniais à Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology (RBN), após a sua publicação. O(s) autor(es) concede(m) à RBN o direito de primeira publicação do seu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).
São garantidos ao(s) autor(es) os direitos autorais e morais de cada um dos artigos publicados pela RBN, sendo-lhe(s) permitido:
1. Uso do artigo e de seu conteúdo para fins de ensino e de pesquisa.
2. Divulgar o artigo e seu conteúdo desde que seja feito o link para o Artigo no website da RBN, sendo permitida sua divulgação em:
- redes fechadas de instituições (intranet).
- repositórios de acesso público.
3. Elaborar e divulgar obras derivadas do artigo e de seu conteúdo desde que citada a fonte original da publicação pela RBN.
4. Fazer cópias impresas em pequenas quantidades para uso pessoal.