ASPECTOS HEMATOLÓGICOS DA INFECÇÃO EXPERIMENTAL POR Trypanosoma vivax EM OVINOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.1522Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
A presente pesquisa avaliou as alterações hematológicas em ovinos infectados experimentalmente com uma amostra de T. vivax procedente do Estado da Paraíba. Utilizaram-se oito ovinos machos, sendo quatro destes para o grupo testemunho e quatro infectados com 105 tripomastigotas de T. vivax. Colheram-se amostras de sangue em dois tempos antes da infecção e posteriormente em dias determinados. Os parâmetros avaliados foram: contagem global de hemácias e de leucócitos, hemoglobina, hematócrito, volume corpuscular médio, concentração de hemoglobina corpuscular média, transferrina e ferro. Os animais foram examinados, diariamente, por parasitemia. Para a análise estatística, empregou-se o teste de Wilcoxon a 5% de probabilidade. Detectaram-se parasitos no sangue no 1º dia após infecção (DAI) e com parasitemia intermitente até o final do experimento, havendo um decréscimo significativo (p<0,05) na contagem global de hemácias, no teor de hemoglobina, no hematócrito e no volume corpuscular médio; a anemia, no final da observação foi microcítica normocrômica. A transferrina aumentou e o ferro decresceu ao final do período experimental e observou-se, ainda, leucocitose, em virtude do aumento de linfócitos. A amostra de T. vivax procedente da Paraíba ocasionou relevantes alterações hematológicas, em ovelhas, caracterizada por anemia e leucocitose.PALAVRAS-CHAVES: Hematologia, ovino, Trypanosoma.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
ALMEIDA, K. S.; FREITAS, F. L. da C.; JORGE, R. L. N.; NOGUEIRA, C. A. da S.; MACHADO, R. Z.; NASCIMENTO, A. A. do. ASPECTOS HEMATOLÓGICOS DA INFECÇÃO EXPERIMENTAL POR Trypanosoma vivax EM OVINOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 1121–1127, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.1522. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1522. Acesso em: 29 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).