SOROPREVALÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-Neospora caninum E ANTI-Leptospira interrogans EM DUAS PROPRIEDADES DE VACAS LEITEIRAS COM RELATOS DE PREJUÍZOS REPRODUTIVOS NO MUNICÍPIO DE GOIANDIRA, GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i2.3669Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
O objetivo deste estudo foi determinar a soroprevalência de anticorpos anti-Neospora caninum e anti-Leptospira interrogans em vacas leiteiras do município de Goiandira, Goiás, Brasil. Testaram-se amostras de soro sanguíneo de 53 bovinos de dois rebanhos para detecção de anticorpos anti-N. caninum e anti-L. interrogans, utilizando as técnicas de Reação de Imunufluorescência Indireta (RIFI) e Reação de Soroaglutinação Microscópica (MAT), respectivamente. Consideraram-se positivos os soros reagentes a uma diluição de 1:50 para N. caninum e 1:100 para L. interrogans. Encontraram-se 35,9% (14 vacas) dos animais positivos para N. caninum na Fazenda 1, e 64,3% (9 vacas) dos animais da Fazenda 2. Para leptospirose, foram sororreagentes 87,2% (34 vacas) dos animais da Fazenda 1 e 64,3% (9 vacas) dos animais da Fazenda 2. Os sorovares encontrados foram: wolffi (21,74%), hardjo (18,11%); bratislava (14,49%); australis (12,32%); tarassovi (12,32%); icterohaemorrhagiae (7,25%); sentot (5,80%); grippotyphosa (5,07%); patoc (2,17%); cynoptero (0,72%). De acordo com esses resultados, é possível concluir que neosporose e leptospirose são doenças endêmicas em bovinos e se caracterizam como relevante problema de saúde pública e animal em Goiandira, GO, Brasil.PALAVRAS-CHAVES: Aborto, bovinos, leptospirose, neosporose, prevalência.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-06-23
Como Citar
MOREIRA, R. Q.; CABRAL, D. D.; LIMA, A. M. C.; OLIVEIRA, P. R. SOROPREVALÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-Neospora caninum E ANTI-Leptospira interrogans EM DUAS PROPRIEDADES DE VACAS LEITEIRAS COM RELATOS DE PREJUÍZOS REPRODUTIVOS NO MUNICÍPIO DE GOIANDIRA, GOIÁS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 396–401, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i2.3669. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3669. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).