MANEJO ALIMENTAR E TEMPO DE RESIDÊNCIA DA ÁGUA EM VIVEIROS DE PACU (Piaractus mesopotamicus)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v1i2.26811Palavras-chave:
AquiculturaResumo
Em dois viveiros povoados com juvenis de pacu(Piaractus mesopotamicus) foram estudadas algumas variáveisfísicas, químicas e biológicas da água, durante operíodo de 105 dias, com coletas quinzenais pela manhã(9:00 horas). Estes viveiros foram submetidos a diferentestratamentos de acordo com o manejo alimentar: um delescom fornecimento diário de ração; o outro, semarraçoamento durante 60 dias, sendo, após este período,iniciado o fornecimento de ração aos peixes por 30 dias. Aavaliação limnológica da água mostrou que as variáveisestudadas apresentaram pequenas flutuações durante o estudo O curto tempo de residência da água nos viveiros proporcionouuma oxigenação adequada, impedindo oacúmulo de nutrientes a níveis tóxicos, como amônia enitrito. Apesar do arraçoamento diário no viveiro 1 (V 1),os valores de nutrientes, condutividade, alcalinidade, entreoutros, foram mais baixos do que no viveiro 2 (V 2). O curtotempo de residência da água do V1 (1,61 dias), comparadoao V2 (2,22 dias), pode ter afetado essas variáveis. Nãoforam observadas flutuações acentuadas entre superfície,meio e fundo para os parâmetros analisados.
PALAVRAS-CHAVE: Viveiros, manejo, variáveis limnológicas, piscicultura, pacu.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).