Dieta prática com substituição total da farinha de peixe por farelo de soja para tilápia-do-nilo: desempenho de crescimento e efeitos na saúde

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho de crescimento e saúde em juvenis de tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) alimentados com dieta prática com substituição total da farinha de peixe (FP) por farelo de soja (FS), bem como o efeito na sobrevivência, após desafio patogênico com Aeromonas hydrophila. Duzentos juvenis de tilápia-do-nilo foram alojados em 8 tanques (800 L). O experimento consistiu de dois tratamentos: dieta comercial formulada com FP (controle) e dieta prática com substituição total do FP pelo FS. Foram mensuradas as variáveis de qualidade da água, parâmetros zootécnicos e hematológicos. Além disso, ao final do experimento, os peixes foram submetidos a um desafio com A. hydrophila. Maior custo por kg de peixe foi obtido no tratamento controle (com FP). A retenção de N foi maior nos peixes alimentados com dieta sem FP, enquanto os parâmetros hematológicos, imunológicos e a sobrevivência após o desafio experimental não diferiram entre os tratamentos. É possível reduzir os custos dietéticos substituindo a FP pelo FS sem afetar o desempenho do crescimento e a saúde do animal, além de beneficiar o meio ambiente ao reduzir a excreção de N na água.
Palavras-chave: proteína vegetal; Aeromonas hydrophila; retenção de nitrogênio; imunologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adolfo Jatobá, Instituto Federal Catarinense, Araquari, Santa Catarina, Brazil

Inserido no departamento de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando com manejo de peixes nativosm e camarão marinho.

Especialidade em bacteriologia aplicada á Aquicultura, como desenvolvimento e avaliação de probióticos e vacinas.

Publicado

2022-03-23

Como Citar

STOCKHAUSEN, L.; VILVERT, M. P. .; DA SILVA, M. .; DARTORA, A.; KRAINZ, R.; BEATRICE FERREIRA, G. .; RAFAELA DA SILVA, L.; JATOBÁ, A. Dieta prática com substituição total da farinha de peixe por farelo de soja para tilápia-do-nilo: desempenho de crescimento e efeitos na saúde. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 23, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/71567. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA