PARÂMETROS BIOQUÍMICOS DE Piaractus mesopotamicus E Colossoma macropomum (CHARACIDAE) E HÍBRIDO TAMBACU (P. mesopotamicus x C. macropomum)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i2.1364Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
Estudaram-se os valores de glicose plasmática, proteína total sérica e íons séricos (cálcio, potássio, magnésio, sódio e cloreto) em jovens de Colossomoma macropomum Cuvier 1818, Piaractus mesopotamicus Holmberg 1887 e híbrido tambacu (P. mesopotamicus x C. macropomum), mantidos em cultivo intensivo. As concentrações plasmáticas de glicose no híbrido tambacu foram maiores que em P. mesopotamicus e C. macropomum. Os níveis de proteínas totais em P. mesopotamicus foram maiores em C. macropomum e híbrido tambacu. O C. macropomum apresentou maior concentração de sódio e cloreto, ao passo que o P. mesopotamicus mostrou maior concentração de potássio e magnésio. Porém, os níveis de cálcio mostraram-se similares nas três espécies estudadas. O híbrido tambacu apresentou os menores níveis de proteínas totais e níveis intermediários de potássio, sódio, magnésio e cloreto quando comparado ao P. mesopotamicus e C. macropomum. Foram estabelecidos valores basais para peixes sadios criados em cativeiro, os quais poderão ser usados em estudos de comparação futura em populações selvagens de P. mesopotamicus e C. macropomum.PALAVRAS-CHAVES: Bioquímica, Colossoma macropomum, peixes de água doce, Piaractus mesopotamicus, sangue.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-06-23
Como Citar
TAVARES-DIAS, M.; MORAES, F. R. PARÂMETROS BIOQUÍMICOS DE Piaractus mesopotamicus E Colossoma macropomum (CHARACIDAE) E HÍBRIDO TAMBACU (P. mesopotamicus x C. macropomum). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 363–368, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i2.1364. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1364. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).