EFEITO DA FORMA FÍSICA E DA RESTRIÇÃO ALIMENTAR SOBRE O DESEMPENHO DE POEDEIRAS LEVES
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i2.1518Palavras-chave:
Produção de AvesResumo
O experimento objetivou testar os efeitos da forma física da ração (farelada vs. peletizada) e da restrição alimentar (à vontade vs.10% de restrição) em 160 poedeiras leves H & N. Foram aplicados quatro tratamentos, com vinte repetições de duas aves cada, em um delineamento completamente casualizado, em arranjo fatorial 2 x 2, de 26 a 44 semanas de idade das aves. Avaliaram-se consumo de ração (CR), ganhos de peso (GP), conversão alimentar (CA), produção de ovos (PO), peso médio de ovos (PMO) e gravidade específica (GE). A ração farelada proporcionou maior CR no período total (P<0,001) e a ração peletizada propiciou maior CR somente a partir das 42 semanas de idade, indicando a necessidade de adaptação das aves à nova forma física. Produção de ovos, PMO, CA e GE não foram diferentes nas duas formas físicas, no período total. GP tendeu a ser maior durante todo o período para as aves com ração peletizada. A restrição de ração a 90% do consumo à vontade mostrou piores resultados para todas as variáveis estudadas e nenhuma forma física da ração foi capaz de compensar os efeitos negativos da restrição.PALAVRAS-CHAVES: Peletização, postura, produção de ovos, restrição alimentar.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-06-22
Como Citar
DA SILVA, I. C. M.; RIBEIRO, A. M. L.; KESSLER, A. de M.; CLAROS, R. A. R. EFEITO DA FORMA FÍSICA E DA RESTRIÇÃO ALIMENTAR SOBRE O DESEMPENHO DE POEDEIRAS LEVES. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 271–279, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i2.1518. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1518. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).