TORÇÃO DE ÚTERO EM VACA NELORE - Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i2.1475Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
A torção de útero em bovinos é um caso de emergência obstétrica que, na maioria das vezes, leva à morte do feto e da mãe. O tratamento clínico é pouco eficaz e em grande parte dos casos a operação cesariana é indicada. O trabalho descreve o caso de uma vaca Nelore de 36 meses encaminhada ao Hospital Escola de Grandes Animais da Universidade de Brasília com torção uterina e sinais de toxemia. Após tentativas improdutivas de rolamento, o animal foi submetido à cesariana e veio a morrer durante o procedimento cirúrgico. Vários casos de torção de útero em bovinos são descritos em raças europeias, porém, pouco se conhece desse tipo de patologia em animais da raça Nelore.PALAVRAS-CHAVES: Cesariana, distocia, laparotomia, Nelore, obstetrícia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-06-23
Como Citar
MOSCARDINI, A. R. C.; FONSECA, E. F. da; FERREIRA II, R. F.; XIMENES, F. H. B.; MACHADO, G. M.; CASTRO, M. B. TORÇÃO DE ÚTERO EM VACA NELORE - Relato de caso. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 454–457, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i2.1475. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1475. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Relato de caso
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).