Análise de custos, receitas e ponto de equilíbrio dos sistemas de produção de bezerros no rio grande do sul

Autores

  • Guilherme Vinícius Barbieri Gonçalves Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Ricardo Zambarda Vaz Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Fabiano Nunes Vaz Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Fábio Souza Mendonça Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
  • José Acélio Silveira da Fontoura Júnior Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Dom Pedrito, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Eduardo Madeira Castilho Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1089-6891v18e-46329

Palavras-chave:

bovinos de corte, custos de produção, ponto de equilíbrio, rentabilidade

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar a avaliação da viabilidade econômica de um modelo tradicional de produção de bezerros de corte em sistema extensivo, desenvolvido nas condições de receitas obtidas e gastos de insumos recomendados para as condições de produção normais no estado do Rio Grande do Sul. Foram realizadas duas entrevistas em propriedade rurais para coleta de dados referentes aos gastos de recursos, estruturas disponíveis para o sistema de produção e taxas de ocupação das áreas de pastejo. Os resultados mostraram que os principais custos operacionais da atividade foram a mão de obra e a alimentação do rebanho. Nos custos de oportunidade a terra representou a maior proporção (52,0%) do custo total. Os custos fixos foram maiores do que os custos variáveis (61,7% vs 38,3%). As margens bruta e líquida indicaram que a atividade é sustentável, mas economicamente o ponto de equilíbrio de natalidade (85,0%) esteve acima dos índices médios relatados pela literatura, e valores negativos para rentabilidade (-19,0%) e lucratividade (-23,2%). Concluiu-se que a viabilidade dos sistemas de produção estudados nesta pesquisa podem ser obtidos a partir da otimização de tecnologias de produção ou a redução dos custos fixos sem alterar as receitas.
Palavras-chave: bovinos de corte, custos de produção, natalidade, rentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-03

Como Citar

GONÇALVES, G. V. B.; VAZ, R. Z.; VAZ, F. N.; MENDONÇA, F. S.; JÚNIOR, J. A. S. da F.; CASTILHO, E. M. Análise de custos, receitas e ponto de equilíbrio dos sistemas de produção de bezerros no rio grande do sul. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/1089-6891v18e-46329. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-46932. Acesso em: 16 mar. 2025.

Edição

Seção

ZOOTECNIA