FREQUÊNCIA DO Vírus da Leucemia Felina (VLFe) em FELINOS DOMÉSTICOS (Felis catus) SEMIDOMICILIADOS NOS MUNICÍPIOS DE PELOTAS E RIO GRANDE
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i1.438Palavras-chave:
Sanidade animalResumo
Considerando a importância do VLFe na clínica felina, assim como a possível disseminação do agente a partir de um felino portador sintomático ou assintomático, o estudo tem como objetivo verificar a frequência de viremia pelo VLFe em felinos residentes em Pelotas e Rio Grande, municípios situados na região sul do Brasil. Para isso foi coletado sangue de 120 animais semidomiciliados para a detecção do retrovírus através da técnica de imunofluorescência indireta (IFI). Detectou-se a viremia em 38,3% (46/120) dos animais estudados, representando uma frequência maior em relação a outros estudos realizados no Brasil, o que confirma a importância deste agente na região estudada.PALAVRAS-CHAVES: Felinos, imunofluorescência, retrovírus, VLFe.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-04-01
Como Citar
MEINERZ, A. R. M.; ANTUNES, T. de Ávila; DE SOUZA, L. L.; NASCENTE, P. da S.; DE FARIA, R. O.; CLEFF, M. B.; GOMES, F. R.; NOBRE, M. de O.; REISCHAK, D.; SCHUCH, L. F. D.; MEIRELES, M. C. A. FREQUÊNCIA DO Vírus da Leucemia Felina (VLFe) em FELINOS DOMÉSTICOS (Felis catus) SEMIDOMICILIADOS NOS MUNICÍPIOS DE PELOTAS E RIO GRANDE. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 90–93, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i1.438. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/438. Acesso em: 6 jan. 2025.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).