MICROBIOTA INTESTINAL EM CUTIAS CRIADAS EM CATIVEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i2.1089Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
Os intestinos são colonizados por microorganismos, variáveis de acordo com a espécie e região intestinal. Assim, em virtude da ausência de informações sobre esse assunto na literatura, esta pesquisa foi desenvolvida para melhor se conhecer alguns aspectos da microbiota intestinal da cutia, um dos maiores roedores selvagens brasileiros. Três machos e três fêmeas adultas vazias, pertencentes ao Zoológico Municipal de Catanduva, SP, foram submetidos a laparotomia mediante anestesia. Amostras com swab estéril foram coletadas nos terços médios do jejuno, ceco e cólon maior, após enterotomia, sendo semeadas em ágar- Sabouraud e em ágar-triptona-soja (TSA). No jejuno, houve o crescimento de Staphylococcus aureus e Escherichia coli em 83,33%, Salmonella spp. em 66,67% e Clostridium spp. em 50,00% das amostras. No ceco, identificaram-se Staphylococcus aureus em 33,33%, Escherichia coli, Salmonella spp. e Clostridium spp. em 100% e Streptococcus spp. em 16,67% das amostras. No cólon maior, houve o crescimento de Salmonella spp., Escherichia coli e Clostridium spp. em 66,67%, Staphylococcus aureus em 83,33%, e Streptococcus spp. em 16,67% das amostras, mostrando a ocorrência de variações na proporção bacteriana de acordo com a região intestinal.PALAVRAS-CHAVES: Dasyprocta azarae, intestinos, microbiota.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-03
Como Citar
OLIVEIRA, F. S.; FRIAS, D. F. R.; KOZUSNY-ANDREANI, D. I.; MARTINS, L. L.; DELFINI, A.; TONIOLLO, G. H. MICROBIOTA INTESTINAL EM CUTIAS CRIADAS EM CATIVEIRO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 660–662, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i2.1089. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1089. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Nota Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).