Composição corporal nos cavalos de trabalho

Autores

  • Jose Mario Girão Abreu Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil
  • Hélio Cordeiro Manso Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil
  • Helena Emília Cavalcanti da Costa Cordeiro Manso Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil

Palavras-chave:

Produção de equinos

Resumo

A caracterização da massa-livre de gordura e da massa de gordura nos cavalos atletas pode representar melhor acompanhamento das práticas de treinamento, contribuindo para seu bem-estar. O objetivo deste trabalho foi mensurar a composição corporal de três grupos de cavalos de trabalho (serviço de patrulha [SER, n=18]; hipismo [HIP, n=19]; inoperantes [INO, n=14]) submetidos ao mesmo programa alimentar, mas com atividade física diferente. Determinou-se essa variável a partir da massa corporal em associação com a mensuração da espessura do tecido adiposo na garupa, por meio de ultrassonografia. Foram mensurados: massa corporal, massa livre de gordura, massa de gordura, espessura da capa de gordura na garupa, escore corporal e idade. Ocorreram diferenças (p<0,05) entre os grupos na comparação das seguintes características: massa corporal, massa livre de gordura e idade. O grupo INO apresentou menor massa livre de gordura (255,2±12,7 kg) quando comparado com os grupos SER (294,5±10,0 kg) e HIP (310,9±9,5 kg). A massa corporal do INO (297,3±14,1 kg) foi diferente quando comparada à do HIP (354,3±10,5 kg), mas semelhante à do SER (339,0±11,0 kg). O grupo INO foi o mais velho (~20 anos) e o grupo HIP o mais jovem (~7,5 anos). A atividade física contribuiu (p<0,05) para as diferenças na massa livre de gordura, pois o grupo INO não foi capaz de produzir diferenças na massa de gordura, na percentagem de gordura e no escore corporal. Não se observou relação entre a idade e a massa livre de gordura (MLG).
Palavras-chaveS: Composição corporal, equinos, exercício, massa livre de gordura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-17

Como Citar

ABREU, J. M. G.; FILHO, H. C. M.; MANSO, H. E. C. da C. C. Composição corporal nos cavalos de trabalho. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1122–1127, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5709. Acesso em: 27 mar. 2025.

Edição

Seção

Produção Animal

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.