Concentrações de proteínas totais, glicose, cálcio, fósforo, lactato, ureia e creatinina em equinos de cavalaria militar antes e após trabalho de patrulhamento urbano

Autores

  • Deliene Oliveira Moreira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Fabíola de Oliveira Paes Leme Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Marcela Martins Marques Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Natália Franco Leão Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Walmir Santos Viana Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Rafael Resende Faleiros Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Geraldo Eleno Silveira Alves Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1089-6891v16i115233

Palavras-chave:

Fisiologia do exercício, Patologia Clínica, Cavalo.

Resumo

Utilizaram-se 28 equinos divididos em dois grupos: GI constituído por 12 animais utilizados no turno de 7:30 às 12:30 e GII constituído de 16 animais utilizados no turno das 13:00 às 21:00. O objetivo foi evidenciar alterações de variáveis bioquímicas sanguíneas em equinos de policiamento urbano, antes e após o trabalho. Os animais de ambos os grupos eram alimentados 2h antes do início do trabalho. Coletaram-se duas amostras de sangue da jugular de cada animal, antes (basal) e logo após o trabalho. Após o trabalho, a glicemia e a fosfatemia apresentaram diferenças, sendo que a glicemia aumentou em GII e a fosfatemia aumentou em GI e GII. O aumento da fosfatemia pode ser devido à redução da filtração glomerular e consequente ausência de micção durante o trabalho de patrulhamento. O jejum normalmente estimula a gliconeogênese a fim de suprir a demanda energética, o que pode ter aumentado a glicemia nos animais do GII após o trabalho, pois estes trabalharam 3h a mais que os animais do GI, além de iniciarem suas atividades com valores basais menores de glicemia. Pelos resultados desse trabalho, concluiu-se que a atividade de policiamento urbano resultou em aumento nas concentrações sanguíneas de fosfato e glicose.

Palavras-Chave: bioquímica; equino; fosfatemia; glicemia; patrulhamento.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-01-31

Como Citar

MOREIRA, D. O.; LEME, F. de O. P.; MARQUES, M. M.; LEÃO, N. F.; VIANA, W. S.; FALEIROS, R. R.; ALVES, G. E. S. Concentrações de proteínas totais, glicose, cálcio, fósforo, lactato, ureia e creatinina em equinos de cavalaria militar antes e após trabalho de patrulhamento urbano. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 73–80, 2015. DOI: 10.1590/1089-6891v16i115233. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/15233. Acesso em: 28 mar. 2025.

Edição

Seção

Medicina Veterinária