PERFIL METABÓLICO DURANTE O PERIPARTO DE OVELHAS DA RAÇA SANTA INÊS COM GESTAÇÃO SIMPLES E MÚLTIPLA

Autores

Resumo

O perfil metabólico é uma importante ferramenta no diagnóstico de doenças metabólicas e monitoramento nutricional de animais de produção. Este trabalho teve por objetivo avaliar o escore corporal e perfil metabólico de ovelhas da raça Santa Inês criadas em sistema de semiconfinamento, ao longo do periparto, comparando esses parâmetros entre animais com gestação simples e gestação múltipla. Cinquenta e cinco ovelhas (55), sendo 43 com gestação simples e 12 com gestação gemelar, foram submetidas a coletas de sangue e avaliação do escore corporal semanalmente, entre o fim do terceiro mês de gestação e um mês pós-parto, totalizando 10 avaliações. Observaram-se diferenças na comparação entre semanas para as variáveis: Glicose, BHB, NEFA, Triglicerídeos, Cálcio, Fósforo, Uréia e Creatinina para os grupos Gestação Simples (GS) e Gestação Gemelar (GG), além de Magnésio para o primeiro grupo (p<0,005). A semana do parto e as semanas subsequentes apresentaram valores estatisticamente diferentes das semanas que precederam o parto na maioria das variáveis estudadas. Não houve diferença significativa na comparação entre os grupos GS e GG para os parâmetros avaliados. Em ambos os grupos houve redução no escore corporal das fêmeas acompanhadas, com uma queda na proporção de animais com EC3 e 4 e concomitante crescimento de EC2.
Palavras-chave: Ovinos. Metabolismo. Dieta. Parto. Toxemia da Prenhez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Tavares Moreira, Universidade de Brasília (UNB)

Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Hospital Escola de Grandes Animais da Granja do Torto, Universidade de Brasília (UNB)

Lorena Campos Assis, Universidade de Brasília (UNB)

Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Hospital Escola de Grandes Animais da Granja do Torto, Universidade de Brasília (UNB)

Eduardo Maurício Mendes Lima, Universidade de Brasília (UNB)

Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Departamento de Anatomia Veterinária, Universidade de Brasília (UNB)

Elias Jorge Facury Filho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Clínica de Ruminantes da Escola de Veterinária, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

José Renato Junqueira Borges, Universidade de Brasília (UNB)

Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Hospital Escola de Grandes Animais da Granja do Torto, Universidade de Brasília (UNB)

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

MOREIRA, R. T.; ASSIS, L. C.; LIMA, E. M. M.; FACURY FILHO, E. J.; BORGES, J. R. J. PERFIL METABÓLICO DURANTE O PERIPARTO DE OVELHAS DA RAÇA SANTA INÊS COM GESTAÇÃO SIMPLES E MÚLTIPLA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 20, p. 1–15, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/34181. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA