PERFIL METABÓLICO DURANTE O PERIPARTO DE OVELHAS DA RAÇA SANTA INÊS COM GESTAÇÃO SIMPLES E MÚLTIPLA
Resumo
O perfil metabólico é uma importante ferramenta no diagnóstico de doenças metabólicas e monitoramento nutricional de animais de produção. Este trabalho teve por objetivo avaliar o escore corporal e perfil metabólico de ovelhas da raça Santa Inês criadas em sistema de semiconfinamento, ao longo do periparto, comparando esses parâmetros entre animais com gestação simples e gestação múltipla. Cinquenta e cinco ovelhas (55), sendo 43 com gestação simples e 12 com gestação gemelar, foram submetidas a coletas de sangue e avaliação do escore corporal semanalmente, entre o fim do terceiro mês de gestação e um mês pós-parto, totalizando 10 avaliações. Observaram-se diferenças na comparação entre semanas para as variáveis: Glicose, BHB, NEFA, Triglicerídeos, Cálcio, Fósforo, Uréia e Creatinina para os grupos Gestação Simples (GS) e Gestação Gemelar (GG), além de Magnésio para o primeiro grupo (p<0,005). A semana do parto e as semanas subsequentes apresentaram valores estatisticamente diferentes das semanas que precederam o parto na maioria das variáveis estudadas. Não houve diferença significativa na comparação entre os grupos GS e GG para os parâmetros avaliados. Em ambos os grupos houve redução no escore corporal das fêmeas acompanhadas, com uma queda na proporção de animais com EC3 e 4 e concomitante crescimento de EC2.
Palavras-chave: Ovinos. Metabolismo. Dieta. Parto. Toxemia da Prenhez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).