RESPOSTAS REPRODUTIVAS E METABÓLICAS EM OVELHAS SUPLEMENTADAS COM DIETAS PROTEÍCAS DURANTE O PERÍODO DE ACASALAMENTO NA ESTAÇÃO SECA DO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.1590/cab.v16i1.24613Palavras-chave:
Reprodução AnimalResumo
Este estudo avaliou o efeito de suplementos alimentares com diferentes níveis de proteína sobre a resposta reprodutiva e metabólica de ovelhas durante o período de monta. Quarenta e uma ovelhas foram suplementadas durante 43 dias com proteína em quantidade para satisfazer 1,0 (dieta I; n = 14), 1,7 (dieta II; n = 13) e 2,1 (dieta III; n = 14) vezes as exigências de manutenção. O consumo de matéria seca (MS) foi superior (P < 0,01) na dieta III quando comparada com as dietas I e II. As sobras foram menores nas dietas II e III (P < 0,05) quando comparada à dieta I. O consumo de matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB) e extrato estéreo (EE) foram superiores na dieta III, porém a ingestão de NDF e ADF foi maior na dieta I (P < 0,05). Na dieta III foi observada uma maior frequência de fêmeas montadas (P < 0,05). A taxa de prolificidade e gemelaridade foi maior em ovelhas da dieta II (P < 0,05). Verificou-se um maior peso ao nascimento de cordeiros (P < 0,05) na dieta III. Os níveis de progesterona medidos após o acasalamento foram afetados pelas dietas II e III (P < 0,05). Em conclusão, a suplementação de ovelhas com nível intermediário de proteína melhora sua resposta reprodutiva.
Palavras-Chave: monta; ovinos; proteína; sincronização do estro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).