DETERMINAÇÃO DA FASE LACTENTE-RUMINANTE DE CORDEIROS PELA TÉCNICA DO ?13C
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i2.1270Palavras-chave:
Produção animalResumo
O trabalho foi realizado na Universidade de Marília, SP, com o intuito de determinar, pela técnica do ?13C, a fase de transição do consumo da dieta exclusivamente líquida (leite) para dieta composta por leite, pasto e/ou ração em cordeiros. Distribuíram-se seis cordeiros mestiços Suffolk em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial (3x2), sendo dois grupos experimentais e três repetições. No primeiro grupo, os cordeiros foram mantidos confinados e mamavam leite de ovelhas alimentadas com dieta de característica C4. Além disso, tiveram acesso à ração de caráter C3 no creep feeding, desde o nascimento. No segundo grupo, os cordeiros foram mantidos em pastagem de Tifton-85 (ciclo fotossintético C4) juntamente com as ovelhas, tendo acesso à ração de caráter C3 no creep feeding, desde o nascimento. A ração de caráter C3 do creep feeding continha farelo de soja, grãos de aveia triturados, feno de alfafa moído e sal mineral. O consumo de ração tornou-se superior à ingestão de leite no período de 30-35 dias após o nascimento dos cordeiros confinados, contudo, os cordeiros em pastejo ingeriram mais leite e pasto, em comparação à ração, até 40 dias após o nascimento. A técnica do ? 13C foi considerada eficaz nos estudos do comportamento alimentar de cordeiros.PALAVRAS-CHAVES: Consumo, creep feeding, Cynodon dactylon, isótopos estáveis, Suffolk.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-06-22
Como Citar
DA SILVA, J. J.; COSTA, C.; DUCATTI, C.; MONTEIRO, A. L. G.; GARCIA, C. A. DETERMINAÇÃO DA FASE LACTENTE-RUMINANTE DE CORDEIROS PELA TÉCNICA DO ?13C. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 264–270, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i2.1270. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1270. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).