BOVINOS ALIMENTADOS COM CAPIM BRACHIARIA E ANDROPOGON: HEMATOLOGIA E BIOQUÍMICA CLÍNICA

Autores

  • Cecilia Nunes Moreira Universidade Federal de Goiás
  • Tatiane Furtado de Carvalho Universidade Federal de Goiás
  • Thays Nascimento Costa Universidade Federal de Goiás
  • José Antonio Carvalho Colú de Queiroz Universidade Federal de Goiás
  • Gustavo Lage Universidade Federal de Goiás
  • Mitsue Haragushi iNSTITUTO BIOLÓGICO
  • Maria Clorinda Soares Fioravanti Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v10i1.1056

Palavras-chave:

Sanidade Animal

Resumo

A fotossensibilização hepatógena em bovinos vem sendo associada a fatores como esporidesmina produzida pelo fungo Pithomyces chartarum e saponinas litogênicas das pastagens, e o consumo de capim Brachiaria tem sido responsabilizado pela ocorrência dessa enfermidade. Avaliaram-se os aspectos laboratoriais das alterações hepáticas de bovinos alimentados com capim Brachiaria brizantha e B. decumbens em uma mesma pastagem e Andropogon gayanus, correlacionando-as com o ganho em peso. Cinquenta bovinos foram divididos em dois grupos de 25 animais, alimentados com um dos dois gêneros de capim do desmame ao abate. Durante trinta meses foram realizadas colheitas das amostras de sangue, pesagem e exame clínico dos animais a cada sessenta dias aproximadamente. Do mesmo modo, colheram-se amostras das gramíneas nos mesmos períodos. A quantidade de esporos do fungo P. chartarum e a concentração de saponinas litogênicas das pastagens foram determinadas para comparação com a bioquímica clínica. Nenhum animal apresentou alterações clínicas, no entanto, o ganho de peso foi maior nos bovinos do grupo alimentado com A. gayanus. A concentração de hemoglobina, hematócrito, número de hemácias, bilirrubina total e indireta tiveram correlação com o ganho em peso dos animais. Os bovinos alimentados com Brachiaria spp. e A. gayanus apresentaram perfil hematológico e de função hepática semelhantes. Ao longo do período experimental, independente do tipo de capim ingerido pelos bovinos, ocorreu um aumento da AST, GGT e bilirrubinas, acompanhado de ausência de sinais clínicos, sugerindo presença de alteração hepática crônica subclínica.

PALAVRAS-CHAVES: Aspartato aminotransferase, esporidesmina, fotossensibilização, gama glutamiltransferase, saponina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilia Nunes Moreira, Universidade Federal de Goiás

Professor Assitente 3 lotada no Campus de Jataí-UFG. Doutoranda em Ciência Animal com data de conclusão prevista para 12/12/2006. Disciplinas que ministra: Clínica Médica Animal I e II na área de Grandes Animais

Downloads

Publicado

2009-04-03

Como Citar

MOREIRA, C. N.; CARVALHO, T. F. de; COSTA, T. N.; DE QUEIROZ, J. A. C. C.; LAGE, G.; HARAGUSHI, M.; FIORAVANTI, M. C. S. BOVINOS ALIMENTADOS COM CAPIM BRACHIARIA E ANDROPOGON: HEMATOLOGIA E BIOQUÍMICA CLÍNICA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 195–205, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i1.1056. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1056. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.