UTILIZAÇÃO DE PLACA DE TITÂNIO SEMITUBULAR COM GARRAS PARA ESTABILIZAÇÃO DAS FRATURAS DE RÁDIO E ULNA DE CÃES MINIATURAS

Autores

  • Fabrício Bernardo de Jesus Brasil UNESP-FCAVJ/UNIPINHAL/FAFRAM

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v11i2.2640

Palavras-chave:

Sanidade Animal

Resumo

O terço distal do rádio e ulna é o local de maior incidência dos processos traumáticos dos membros torácicos em cães. Particularmente em raças miniaturas, as fraturas do terço distal do rádio e da ulna estão frequentemente associadas a complicações, tais como a falta de união óssea ou união retardada no foco de fratura. Levando em consideração a alta incidência dessas complicações no tratamento de fraturas do rádio e ulna de animais miniaturas, iniciou-se esta pesquisa, com o objetivo de superar tais problemas, o que levou ao desenvolvimento de uma placa com três garras em cada face lateral, em duas dimensões. As referidas placas foram projetadas e fornecidas por empresas produtoras de implantes ortopédicos. Conceberam-se as dimensões do protótipo com base em peça anatômica do rádio e ulna de cão miniatura. As placas foram aplicadas com auxílio de alicate ortopédico de 23,0 cm de comprimento, em animais com peso variando de 0,5 a 2,5 kg, placa menor (01), e em animais com peso de 2,5 a 5,0 kg, placa maior (02). Ambas apresentavam comprimento total de 40,0mm e larguras diferentes (9,0mm para placa menor e 11,0mm para placa maior). O presente trabalho teve a finalidade de avaliar o uso de placas de titânio, semitubulares, com garras, desenvolvidas especialmente para o tratamento de fraturas de rádio e ulna de cães miniaturas. Num período de quatorze meses, atendeu-se a quinze animais com fratura de rádio e ulna, os quais tiveram as placas implantadas e, posteriormente, avaliadas por meio de exame clínico e radiológico a cada trinta dias. Os animais recuperaram a função dos membros operados entre quatro e sete dias após a cirurgia. Radiograficamente, verificou-se a consolidação óssea em todos os cães, num período inferior a noventa dias. Complicações pós-operatórias ocorreram em dois casos, com rotação do fragmento ósseo distal seguido de perda da função dos parafusos distais em um paciente, e exposição da extremidade distal da placa que teve de ser retirada, em outro.

PALAVRAS-CHAVES: Cães, ortopedia, placa semitubular com garras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-06-23

Como Citar

BRASIL, F. B. de J. UTILIZAÇÃO DE PLACA DE TITÂNIO SEMITUBULAR COM GARRAS PARA ESTABILIZAÇÃO DAS FRATURAS DE RÁDIO E ULNA DE CÃES MINIATURAS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 376–383, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i2.2640. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/2640. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária