INSENSIBILIZAÇÃO DE BOVINOS ABATIDOS NO PANTANAL SUL MATOGROSSENSE E OCORRÊNCIA DE LESÕES EM CARCAÇAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.1303Palavras-chave:
Produção de bovinosResumo
O trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de insensibilização de bovinos abatidos no Pantanal Sul-Mato-Grossense e a influência do transporte fluvial e rodoviário na ocorrência de lesões em carcaças, assim como a quantificação em meia-carcaça direita e esquerda e no quarto dianteiro e traseiro e o tamanho das lesões. Observou-se que os bovinos abatidos no mesmo dia e os animais abatidos com idades mais avançadas obtiveram os maiores números de disparos. Constatou-se que, do total de 106 carcaças avaliadas, 87 (82,0%) tiveram uma ou mais lesões, totalizando 136 lesões, que resultaram na remoção de 60,133 kg de carne, com média geral de 0,567 kg por animal ou 0,691 kg por animal considerando-se apenas os animais com lesões. A freqüência de lesões em carcaças de bovinos entre os tratamentos avaliados mostrou diferença significativa. As meias-carcaças direita de todos os animais em todos os tratamentos obtiveram as proporções maiores de incidência de lesões. Não houve diferença significativa quanto à quantificação de lesões nas carcaças entre os tratamentos. Verificou-se que houve diferença significativa nas médias do tamanho das lesões entre os tratamentos. A falta de manutenção da pistola pneumática de dardo cativo proporciona maior número de disparos.Palavras-chaveS: Contusão em carcaças, pistola pneumática.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
ANDRADE, E. N.; ROÇA, R. O.; SILVA, R. A. M. S.; GONÇALVES, H. C. INSENSIBILIZAÇÃO DE BOVINOS ABATIDOS NO PANTANAL SUL MATOGROSSENSE E OCORRÊNCIA DE LESÕES EM CARCAÇAS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 958–968, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.1303. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1303. Acesso em: 10 set. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).