INTOXICAÇÃO POR DICLORVÓS E CIPERMETRINA EM BOVINOS EM MATO GROSSO – RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.1029Palavras-chave:
Sanidade AnimalResumo
Relata-se um surto de intoxicação por inseticida organofosforado e piretroide em vacas leiteiras no município de Cuiabá, Estado de Mato Grosso. Morreram onze vacas, de um total de 25 animais. Entre as principais manifestações clínicas observaram-se apatia, anorexia, sialorreia, diarreia de coloração escurecida, por vezes com estrias de sangue, tremores musculares, incoordenação e dificuldade respiratória. As lesões observadas à necropsia consistiram em edema pulmonar, enfisema subpleural e hemorragias de intensidade e formas diversas em vários órgãos. Não foram observadas alterações microscópicas significativas em nenhum dosanimais. A pesquisa toxicológica em conteúdos de rúmen, retículo, omaso e abomaso resultaram negativas. Amostras de fígados e rins resultaram positivas para o grupo de inseticidas organofosforados e piretroides.
PALAVRAS-CHAVES: Inseticidas, organofosforados, piretroides, vacas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-10-02
Como Citar
MENDONÇA, F. de S.; FREITAS, S. H.; DÓRIA, R. G. S.; CAMARGO, L. M. de; EVÊNCIO-NETO, J. INTOXICAÇÃO POR DICLORVÓS E CIPERMETRINA EM BOVINOS EM MATO GROSSO – RELATO DE CASO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 743–749, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i3.1029. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1029. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Relato de caso
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).