Classificação andrológica por pontos e características andrológicas na avaliação reprodutiva de touros da raça gir candidatos ao teste de progênie

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-6891v20e-44670

Resumo

A eficiência reprodutiva deve ser avaliada em propriedades leiteiras para identificação de indivíduos com problemas reprodutivos ligados tanto à fêmea quanto ao macho, visando minimizar perdas na produção. A reprodução está entre os fatores que afetam a produtividade dos rebanhos e chama atenção, em alguns momentos, pelos baixos índices na pecuária tradicional. Objetivou-se estudar a ferramenta de avaliação espermática denominada índice CAP e sua correlação com as análises biométricas e morfológicas do sêmen de touros da raça Gir. Foram utilizados 34 touros da raça Gir (Bos taurus indicus) aptidão leiteira, hígidos, com 17 a 31 meses de idade e 450 kg de massa corporal média. Os touros foram submetidos a exame andrológico (avaliação física incluindo biometria testicular e morfológica do sêmen), seguido pela classificação andrológica por pontos (índice CAP). Foram realizadas três coletas independentes para avaliar a qualidade espermática por touro durante o período do experimento. De acordo com a avaliação do índice CAP, os animais foram classificados como excelentes (17 %) e muito bons (83 %). O índice CAP correlacionou-se positivamente com o perímetro escrotal e as características físicas do sêmen. 
Palavras-chave: Andrologia, biometria, perímetro escrotal, sêmen, zebuínos 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-09

Como Citar

RONDA, J. B.; RIBEIRO, G. L.; JACOMINI, J. O.; NETO QUINTAL, A. P.; VASCONCELOS, A. B. de. Classificação andrológica por pontos e características andrológicas na avaliação reprodutiva de touros da raça gir candidatos ao teste de progênie. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 20, p. 1–8, 2019. DOI: 10.1590/1809-6891v20e-44670. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/44670. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA