Ressuscitando partituras do fundo da gaveta
Análise musical de Cantata do Soldado Morto, para coro e orquestra, de Eunice Katunda
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v21.68755Palabras clave:
Análise musical, Coro e orquestra, Música brasileira do século XX, Eunice Katunda, Cantata do Soldado MortoResumen
O objetivo deste trabalho é a contextualização histórico-biográfica e a análise musical com considerações sobre a relação texto-música da obra Cantata do Soldado Morto, de Eunice Katunda. Para tanto, estabelecemos focos analíticos em três seções específicas e valemo-nos de recursos teóricos apresentados por Stefan Kostka (2018), Joel Lester (1989), Joseph N. Straus (2005) e Jonathan Dunsby (2004). Através da análise musical, percebemos duas classes de conjuntos, divergentes entre si, e extenso material modal, que estruturam a obra. Sugerimos que estes conjuntos simbolizam, na música, a tradição diatônica em contraste com a vanguarda pós-tonal, em constante atrito ao longo da peça. Observamos, pela conexão entre subconjuntos, material modal, texturas, timbres, dinâmicas e articulações, que há uma forte relação entre a musicalidade e as mudanças de caráter do texto poético.
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- 2021-11-14 (2)
- 2021-11-11 (1)