A DEMOCRACIA CULTURAL NA REFORMA DO ENSINO: O PROJETO DE RADIOEDUCAÇÃO DO ESCOLANOVISTA GARCIA DE REZENDE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82450Palavras-chave:
Democracia Cultural. Educação Brasileira. Escola Nova. Garcia de Rezende.Resumo
Este artigo busca analisar a trajetória de Garcia de Rezende, ressaltando sua contribuição à educação e à literatura no Espírito Santo, com foco em seu projeto de radioeducação. O objetivo é compreender como Rezende, influenciado pela Escola Nova e pela modernização educacional, implementou reformas significativas que promoveram a escolarização de cerca de 70.000 crianças eintroduziram métodos inovadores, como o uso de cinema e rádio na educação. A hipótese central é que sua colaboração com intelectuais como Attílio Vivacqua e sua participação ativa no jornalismo e em congressos educacionais o posicionaram como uma figura-chave na modernização do ensino, defendendo uma democracia cultural que ampliava o acesso à educação. As conclusões indicam que, apesar de seu afastamento político durante o governo Vargas e sua posterior mudança para o Rio de Janeiro, Rezende deixou um legado duradouro que influenciou a cultura e a educação no Estado, seja por sua atuação em vários jornais, seja na educação com a aplicação de seus projetos que auxiliaram na democratização do ensino.
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