PLATAFORMAS DE REDES SOCIAIS DIGITAIS E ALGORITMOS: MUDANÇAS NAS PRÁTICAS SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79502

Palavras-chave:

Plataformas de redes sociais digitais, Algoritmos, Educação Básica

Resumo

Esse artigo apresenta um ensaio teórico bibliográfico de cunho exploratório, sobre os conceitos de Plataforma de Redes Sociais Digitais e Algoritmos. Tem como objetivo, estabelecer reflexões e apresentar subsídios sobre os possíveis impactos que tais ferramentas possam promover nas práticas sociais de estudantes do ensino fundamental, considerando que tais sujeitos são usuários cada vez mais frequentes destas plataformas. Entre as contendas (promovidas e fomentadas pelos algoritmos) podemos citar: a adicção ao telefone celular, os filtro-bolha, as câmaras de eco, entre outras consequências que tem reflexo no cotidiano escolar. Conclui-se com este ensaio que as decorrências dos algoritmos, muitas vezes invisíveis, são urgentes de ser colocadas em pauta nos espaços escolares, debatidas e discutidas por todos os envolvidos da comunidade escolar (estudantes, professores, pais e equipe pedagógica). Estes escritos e reflexões integram o quadro teórico de uma tese de doutoramento que encontra-se em andamento no Programa de Pós Graduação em Educação, de uma Universidade situada na região sul do Brasil.

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Biografia do Autor

Fernanda Beatriz Ferreira de Macedo, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, fefamacedo@hotmail.com

Doutoranda em Educação pela UDESC. Mestrado em Educação pela UDESC - Linha Educação, Comunicação e Tecnologia, Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura CNPq/UDESC. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela UFSC. Especialista em Educação a Distância pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Gestão Escolar pela Univerdade Gama Filho. Possui Graduação em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (1999) e Graduação em Pedagogia Series Iniciais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010). Atualmente é Professora de Tecnologia Educacional Efetiva da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Tem experiência na área de Gestão e Educação (docência na educação básica), com ênfase em Tecnologias Educacionais, Gênero e Diversidade na Escola. 

Martha Kaschny Borges, Universidade do Estado de Santa Catarina, Santa Catarina, Florianópolis, marthakaschny@hotmail.com

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1991), mestre em Educação pela Université Pierre Mendes France II (1998), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutora em Educação pela Université Pierre Mendes France II (2001). Foi Presidente e Diretora Técnico-Científico da Fundação Escola de Governo ENA. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina, professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UDESC e em Administração - ESAG/UDESC. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Université Aix-Marseille, França e Estágio Pós-doutoral na Universitat de Barcelona, Espanha, em 2015. Foi professora convidada da Università dgli Study di Firenze. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, com os seguintes temas: Educação e Cibercultura, Tecnologias Digitais na Educação, Teoria Ator-Rede, Formação de Professores, Processos de Ensino e de Aprendizagem na Cultura Digital, Competências Digitais Docentes

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Publicado

2025-04-30 — Atualizado em 2025-07-10

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Como Citar

BEATRIZ FERREIRA DE MACEDO, Fernanda; KASCHNY BORGES, Martha. PLATAFORMAS DE REDES SOCIAIS DIGITAIS E ALGORITMOS: MUDANÇAS NAS PRÁTICAS SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79502. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79502. Acesso em: 5 dez. 2025.

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