Dossiê Temático “Diretrizes Curriculares Nacionais e Formação em Educação Física: Projetos em Disputas”

2025-12-22

Para finalizar o ano de 2025, a Revista Pensar a Prática anuncia a publicação de 10 artigos no Dossiê "Diretrizes Curriculares Nacionais e Formação em Educação Física: Projetos em Disputas". 

Agradecemos a parceria com o GTT Educação Física e Mundo do Trabalho do CBCE e a todos/as que submeteram suas propostas para avaliação pela Revista.

Indicamos a leitura desses importantes textos que têm muito a contribuir ao debate fundamental que envolve as Diretrizes Curriculares e a Formação em Educação Física! 

Equipe Revista Pensar a Prática

 

Resolução 06/2018 e a construção curricular dos cursos de Educação Física da ESEFID/UFRGS



Novas Diretrizes Curriculares de Educação Física: um estudo de caso envolvendo a Resolução n° 6 de 18 de dezembro de 2018 e professores da Universidade Federal de Sergipe



Formação em gestão do esporte no bacharelado em Educação Física no Brasil: revendo conteúdos e fundamentações



A sólida formação teórica de professores de Educação Física: identificando contradições e possibilidades na produção do conhecimento a partir do PGEDU/UFBA (2005-2022)



Redimensionamento curricular dos cursos de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): um relato de experiência



Subjetivações profissionais produzidas em um currículo de formação em Educação Física sob os marcos da resolução CNE/CES no 06/2018



O recuo da teoria na formação de professores de Educação Física



Tendências do currículo da formação superior em Educação Física: universalismo ou relativismo



A discussão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Educação Física nos programas de pós-graduação: uma análise a partir de teses e dissertações publicadas de 2019 a 2024



Formação em Educação Física: a história se repete?