Indicadores microbiológicos e bioquímicos da qualidade do solo em sistema de transição para cultivo orgânico de feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.)
Palabras clave:
Adubo verde, manejo do solo, matéria orgânica do solo, qualidade do solo, sustentabilidadeResumen
A análise da qualidade do solo durante e após o período de transição de um sistema produtivo convencional para um sistema orgânico é importante como indicador de sustentabilidade. Indicadores microbiológicos e bioquímicos da qualidade do solo devem responder rapidamente a mudanças no manejo e alterações nos sistemas de produção. Assim, este experimento teve como objetivo avaliar as alterações nos indicadores microbiológicos e bioquímicos do solo em um sistema de produção em transição para cultivo orgânico do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) sob sistema de preparo convencional (SPC) e sistema plantio direto (SPD), após o manejo de diferentes plantas de cobertura de solo. Avaliaram-se a atividade enzimática total, de ?-glicosidase e de fosfatase ácida, o carbono e o nitrogênio da biomassa microbiana, a respiração basal do solo e o quociente metabólico em amostras de solo coletadas durante o ciclo de cultivo do feijoeiro comum. O experimento foi conduzido na Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás, Goiás,e uma área de mata nativa próxima à do ensaio foi utilizada como referência. Os teores de carbono e nitrogênio da biomassa microbiana no solo, assim como as atividades microbianas e enzimáticas avaliadas, tanto sob SPD quanto sob SPC, independeram da espécie de planta de cobertura de solo utilizada. Nas condições testadas, o sistema de preparo de solo não teve influência nas atividades das enzimas ou microbiana do solo. As atividades enzimática total e de fosfatase ácida foram menores no solo agricultável do que no solo não agricultável. A atividade de ?-glicosidase foi maior em solo agricultável do que em solo não agricultável no período chuvoso e menor no período seco. O preparo do solo para a
semeadura do feijoeiro comum provocou aumento da perda de gás carbônico, verificado em decorrência de aumento na respiração basal do solo e no quociente metabólico.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La sumisión espontánea de trabajos automáticamente implica en la cesión integral de los derechos patrimoniales a la Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology (RBN), después de la publicación. El autor concede a la RBN el derecho de la primera publicación de su articulo, licenciado bajo Licencia Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).
Lo son garantizados a los autores los derechos autorales y morales de cada uno de los artículos publicados por la RBN, permitiéndoles:
1. El uso del artículo y de suyo contenido para el propósito de enseñanza y de investigación.
2. Divulgación del artículo y de suyo contenido, si lo hacer el link para el Artículo en sitio web de la RBN, permitiéndole la divulgación en:
- redes cerradas de instituciones (intranet).
- repositorios de acceso abierto.
3. Elaboración y divulgación de obras resultantes del artículo y de suyo contenido, si lo hacer la citación de la publicación original en la RBN.
4. Hacer copias impresas en pequeñas cantidades para uso personal.