Indicadores microbiológicos e bioquímicos da qualidade do solo em sistema de transição para cultivo orgânico de feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.)
Keywords:
Adubo verde, manejo do solo, matéria orgânica do solo, qualidade do solo, sustentabilidadeAbstract
A análise da qualidade do solo durante e após o período de transição de um sistema produtivo convencional para um sistema orgânico é importante como indicador de sustentabilidade. Indicadores microbiológicos e bioquímicos da qualidade do solo devem responder rapidamente a mudanças no manejo e alterações nos sistemas de produção. Assim, este experimento teve como objetivo avaliar as alterações nos indicadores microbiológicos e bioquímicos do solo em um sistema de produção em transição para cultivo orgânico do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) sob sistema de preparo convencional (SPC) e sistema plantio direto (SPD), após o manejo de diferentes plantas de cobertura de solo. Avaliaram-se a atividade enzimática total, de ?-glicosidase e de fosfatase ácida, o carbono e o nitrogênio da biomassa microbiana, a respiração basal do solo e o quociente metabólico em amostras de solo coletadas durante o ciclo de cultivo do feijoeiro comum. O experimento foi conduzido na Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás, Goiás,e uma área de mata nativa próxima à do ensaio foi utilizada como referência. Os teores de carbono e nitrogênio da biomassa microbiana no solo, assim como as atividades microbianas e enzimáticas avaliadas, tanto sob SPD quanto sob SPC, independeram da espécie de planta de cobertura de solo utilizada. Nas condições testadas, o sistema de preparo de solo não teve influência nas atividades das enzimas ou microbiana do solo. As atividades enzimática total e de fosfatase ácida foram menores no solo agricultável do que no solo não agricultável. A atividade de ?-glicosidase foi maior em solo agricultável do que em solo não agricultável no período chuvoso e menor no período seco. O preparo do solo para a
semeadura do feijoeiro comum provocou aumento da perda de gás carbônico, verificado em decorrência de aumento na respiração basal do solo e no quociente metabólico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The expontaneos submmition of the manuscript automaticaly implies in the cession of all patrimonial rights for the Journal of Neotropical Bilogy (RBN) after publication. The autor allow the right of first publication of the article to the RBN, under Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0) Licence.
There are garanties for the authors to the authorial and moral rights, for each one of the articles published by RBN, with permissions:
1. The use of article and contents for the education and researches.
2. The use of the article and their contents, linking to the Article on the web site of the RBN, allowing the divulgation on:
- institutional closed web (intranet).
- open access repositories.
3. Preparation and divulgation of the other publication derived from the article and its content, if there is citation of the original publication by RBN.
4. Make printed copies in small quatinties for personal use.