COMPOSIÇÃO CORPORAL NOS CAVALOS DE TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.5709Palavras-chave:
Produção de equinosResumo
A caracterização da massa-livre de gordura e da massa de gordura nos cavalos atletas pode representar melhor acompanhamento das práticas de treinamento, contribuindo para seu bem-estar. O objetivo deste trabalho foi mensurar a composição corporal de três grupos de cavalos de trabalho (serviço de patrulha [SER, n=18]; hipismo [HIP, n=19]; inoperantes [INO, n=14]) submetidos ao mesmo programa alimentar, mas com atividade física diferente. Determinou-se essa variável a partir da massa corporal em associação com a mensuração da espessura do tecido adiposo na garupa, por meio de ultrassonografia. Foram mensurados: massa corporal, massa livre de gordura, massa de gordura, espessura da capa de gordura na garupa, escore corporal e idade. Ocorreram diferenças (p<0,05) entre os grupos na comparação das seguintes características: massa corporal, massa livre de gordura e idade. O grupo INO apresentou menor massa livre de gordura (255,2±12,7 kg) quando comparado com os grupos SER (294,5±10,0 kg) e HIP (310,9±9,5 kg). A massa corporal do INO (297,3±14,1 kg) foi diferente quando comparada à do HIP (354,3±10,5 kg), mas semelhante à do SER (339,0±11,0 kg). O grupo INO foi o mais velho (~20 anos) e o grupo HIP o mais jovem (~7,5 anos). A atividade física contribuiu (p<0,05) para as diferenças na massa livre de gordura, pois o grupo INO não foi capaz de produzir diferenças na massa de gordura, na percentagem de gordura e no escore corporal. Não se observou relação entre a idade e a massa livre de gordura (MLG).Palavras-chaveS: Composição corporal, equinos, exercício, massa livre de gordura.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-12-17
Como Citar
ABREU, J. M. G.; MANSO FILHO, H. C.; MANSO, H. E. C. da C. C. COMPOSIÇÃO CORPORAL NOS CAVALOS DE TRABALHO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1122–1127, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i4.5709. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5709. Acesso em: 5 jan. 2025.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).