PRINCIPAIS PARASITOS INTESTINAIS DIAGNOSTICADOS EM GALINHAS DOMÉSTICAS CRIADAS EM REGIME EXTENSIVO NA MUNICIPALIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i3.1095Palavras-chave:
Parasitologia, avesResumo
Um estudo sobre as parasitoses que ocorrem em galinhas domésticas criadas em regime extensivo na região de Campos dos Goytacazes, RJ, foi realizado durante o ano de 2004. Este se baseou na realização de necropsias, análises de amostras de fezes de 51 aves, bem como na comparação entre os métodos empregados. Os ovos de parasitas encontrados nos exames coproparasitológicos pertenciam a helmintos dos gêneros Heterakis, Ascaridia, Capillaria, Oxyspirura, Cheylospirura e Strongyloides. O único cestoide encontrado foi o do gênero Raillietina. Nesta pesquisa os resultados qualitativos das técnicas laboratoriais de exame de fezes coincidiram na maioria das vezes com os resultados das necropsias, tendo demonstrado maior eficiência apenas no diagnóstico da presença do coccídeo Eimeria sp, pela visualização dos oocistos do parasito.PALAVRAS-CHAVES: Aves domésticas, necropsia, parasitoses.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-09-30
Como Citar
GOMES, F. F.; SIMÕES MACHADO, H. H.; LEMOS, L. da S.; DE ALMEIDA, L. G.; DAHER, R. F. PRINCIPAIS PARASITOS INTESTINAIS DIAGNOSTICADOS EM GALINHAS DOMÉSTICAS CRIADAS EM REGIME EXTENSIVO NA MUNICIPALIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 818–822, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i3.1095. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1095. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).