Edições anteriores
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Dossiê Desigualdades educacionais e escolares e os marcadores sociais: arranjos, pesquisas e proposições
v. 49 n. 3 (2024)Este dossiê se justifica por enfocar um tema que ocupa a agenda de pesquisadores de vários campos, uma vez que a configuração e a imbricação com os marcadores sociais, por meio da articulação e assimetrias de diferentes abordagens e perspectivas é um campo fecundo para se discutir a desigualdade educacional e escolar, especialmente após a pandemia do SARS COVID-19. Ou seja, o dossiê busca fomentar a discussão acerca da desigualdade educacional e escolar em relação, diálogo, assimetria ou interseção com os marcadores sociais raça/cor, gênero, nível socioeconômico, território, pessoa com deficiência – bem como novas formas de discriminação presentes nos diferentes contextos educacionais e escolares. Para tal, encorajamos a submissão de estudos de natureza teóricos, metodológica e análises empíricas que apresentem as configurações, delineamentos, invisibilidade de indivíduos, entre outros, a partir de distintas perspectivas, cenários, contextos e territórios em que a desigualdade se materialize. Além disso, os estudos podem apresentar uma vertente interdisciplinar e transversal que contemplem os aspectos históricos, sociais, econômicos, culturais e políticos relacionados à desigualdade educacional e escolar.
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O CAMPO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
v. 49 n. 2 (2024)As primeiras palavras em qualquer texto sempre causam dúvida para quem as escrevem. Não é diferente para uma apresentação de dossiê. Mesmo que, como é pacífico na academia e em qualquer outro campo social, agradecer seja o primeiro ato a fazer após uma dádiva, uma troca, uma dedicada atenção ou a qualquer outro ato de cuidado especial ou de desinteressado objetivo (um ato não interesseiro em sentido gramsciano). Porém, a primeira dúvida permanece: como agradecer a tantos apoios, préstimos e doações? Especialmente após termos recebido abnegada confiança de tantas pessoas e instituições envolvidas neste projeto editorial.
Assim, com o risco de não sermos gratos o suficiente e por deixarmos de anotar nossa gratidão a quem devemos, primeiramente agradecemos ao Eixo 6 da Rede Universitas/BR por nos ter nomeados como representantes do grupo de pesquisadores para a organização deste dossiê. Segundo, agradecemos à Equipe Editorial da Revista Inter-Ação, pelo aceite de nossa proposta de dossiê, e ao Editor Administrativo da Revista Inter-Ação, Rodrigo Gouvêa Rodrigues, pela generosa atenção e por todo trabalho técnico para a consecução de nossas tarefas. Agradecemos, de maneira especial, aos autores e autoras que nos proporcionaram suas criações científicas para serem publicadas neste dossiê e aos pareceristas que assimilaram a carga de trabalho na elaboração de ricos e cuidadosos relatórios de apreciação e avaliação. Por fim, agradecemos às Instituições de Educação Superior e agências públicas de fomento que propiciaram todo tipo de suporte para os autores e as autoras em suas investigações, e à própria Revista Inter-Ação, que é e está sendo, no caso deste dossiê, um primordial veículo de comunicação de resultados de pesquisa.
Este dossiê de artigos, que ora se apresenta, teve como objetivo explorar as complexas relações entre a produção do conhecimento, o campo da educação superior e os modos de regulação de políticas educacionais. Neste contexto, havíamos convidado publicamente, conforme o portal da Revista Inter-Ação, pesquisadores a contribuir com artigos que abordassem essas questões que são fundamentais à educação superior, à pesquisa acadêmica, às políticas educacionais e aos seus impactos na produção e disseminação do conhecimento.
Como é sabido, o campo da educação superior enfrenta desafios significativos no mundo contemporâneo. Assim, compreender as dinâmicas que envolvem a produção do conhecimento e a regulação de políticas educacionais é essencial para a formulação de estratégias e projetos de País. Este dossiê, conforme cada leitor poderá conferir, buscou aprofundar a discussão sobre temas cruciais da educação superior e da produção científica.
A educação superior é vital para o desenvolvimento econômico, social e cultural, mas está sujeita a pressões crescentes relacionadas à globalização, às demandas do capitalismo, ao avanço tecnológico e às crises e mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais. Nesse contexto, as políticas educacionais representam regulações e determinações no espaço de disposições do campo da educação superior, inclusive as instituições de educação superior (IES) públicas e privadas.
Além disso, a produção de conhecimento nas universidades desempenha papel fundamental na construção do saber e no avanço científico na sociedade. Portanto, entender como as políticas públicas afetam a pesquisa acadêmica e a educação superior é essencial para garantir que as IES possam cumprir suas missões consagradas pela Constituição da República Federativa do Brasil.
De acordo com a temática do dossiê, “O campo da educação superior, a produção do conhecimento e os desafios contemporâneos”, os artigos trouxeram contribuições sobre variados tópicos, entre os quais, destacamos: “Una Aproximación al Panorama Internacional de La Educación Superior Pública en Chiapas/México”, de Egeslaine de Nez e Diana Jiménez; “Universidades de Classe Mundial nos EUA e no Brasil: Resistências Sindicais ao Modelo”, de Moisés Mazza, Aryanne Oliveira e Savana Melo; “Rankings Acadêmicos Internacionais como Reguladores da Educação Superior: Uma Análise Acerca dos Seus Usos em Deliberações Sobre Políticas Institucionais”, de André Martins e Gladys Barreyro; “Internacionalização na Esteira da Avaliação Regulatória da Pós-Graduação no Brasil”, de Edineide Jezine e Wlly Barbosa; “Internacionalização da Pós-Graduação e a Política Educacional para Refugiados: Análise do Programa Emergencial de Solidariedade Acadêmica – PESA”, de Rômulo de Azevedo e João de Oliveira; “Capitalismo Acadêmico e a Competição Alienante entre Professores-Pesquisadores nos Rankings de Educação Superior”, de Everton Fargoni, João Júnior e Afrânio Catani; e “Cooperação Científica no Sul Global: Por Uma Outra Internacionalização”, de Juliana Souza, José Cossa e Cibele Rodrigues.
Vale notar que, para além dos proponentes deste dossiê que são vinculados a Instituições de Educação Superior localizadas em três diferentes regiões do País, a saber, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)/Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Nordeste; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no Sudeste; e Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Sul, as autorias de artigos revelam a mesma diversidade regional e, também, de assuntos abordados. Algo que, não é ocioso reafirmar, reflete a mesma diversidade da Rede Universitas/BR e do Eixo 6 desta Rede, denominado “Novos modos de regulação e as tendências em construção no campo da produção do conhecimento”, cujos objetivos são:
- Examinar as políticas e ações no campo universitário brasileiro, nos domínios da graduação e da pós-graduação, CT&I e produção do conhecimento, tendo em vista compreender as lógicas e tendências em curso;
- Mapear e analisar os modos de regulação (internacionais, nacionais e locais), assim como os marcos legais, que configuram os processos, mecanismos e ações no âmbito da produção do conhecimento acadêmico-científico;
- Analisar as práticas institucionais, organizacionais e docentes no âmbito da produção do conhecimento, decorrente dos novos modos de regulação e políticas vigentes;
- Analisar a produção do conhecimento no Brasil, considerando a emergência de um novo tipo de conhecimento com origem na economia mundializada, suas interfaces com as corporações mundiais e fundos financeiros, por meio do exame da produção cientifica brasileira e de seu financiamento;
- Examinar as consequências para a gestão e a avaliação da pesquisa e da pós-graduação, tendo em vista as possíveis mudanças no habitus e no modus operandi do campo científico-universitário no contexto da mundialização da educação superior.
Para ilustrar, registra-se, nesta apresentação, que a Rede Universitas/Br, a qual o Eixo 6 vincula-se, é caracterizada como uma rede acadêmica que conta com pesquisadores, muitos deles agraciados com financiamentos e bolsas do CNPq, de diversas Instituições de Educação Superior de todas as regiões do país, e nasceu no seio do Grupo de Trabalho (GT-11) “Políticas de Educação Superior” da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).
A Rede Universitas/BR vem se estruturando desde o início dos anos 1990, a partir de projetos acadêmicos de pesquisa integrados, o que tem resultado em seminários, publicações coletivas, formação de grupos, núcleos e diretórios de pesquisa, constituição de linhas de pesquisa em programas de pós-graduação e formação de estudantes no âmbito da iniciação científica e dos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, diretamente ligados aos pesquisadores da Rede (http://www.redeuniversitas.com.br/).
Desta forma, este dossiê, de maneira pertinente e relevante, como pode-se depreender pela leitura dos artigos, está vinculado ao escopo da Revista Inter-Ação e, esperamos, possa contribuir para o avanço do conhecimento e para o debate na área de Educação, principalmente para a Educação Superior.
Por fim, gostaríamos de enfatizar que as autorias nesse dossiê não se restringiram ao Eixo 6 da Rede Universitas/BR. Nosso chamado proporcionou a submissão de 80 (oitenta) artigos e, desses, 19 foram aprovados para publicação, os quais, como já foi destacado, são provenientes de variados estados e regiões do País e do exterior.
Desejamos ótima e inspiradora leitura dos artigos deste dossiê.
Alda Maria Duarte Araújo Castro
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Professora Visitante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
José Carlos Rothen
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Mário Luiz Neves de Azevedo
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Organizadores do dossiê em nome do Eixo 6 da Rede Universitas/BR.
Rodrigo Gouvêa Rodrigues
Universidade Federal de Goiás (UFG) e Editor Administrativo da Revista Inter-Ação
Tradutor da Apresentação (Inglês e Espanhol)
Goiânia/GO, setembro de 2024.
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EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E ESTADO AUTORITÁRIO: 60 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL
v. 49 n. ed.especial (2024)Este número especial recebeu trabalhos que fizeram articulação entre Educação, Democracia e Estado Autoritário no Brasil com distintas concepções e abordagens no campo das ciências humanas e áreas interessadas. Reunimos um conjunto de artigos que tratam do tema da ditadura e dos 60 anos do Golpe Militar no Brasil, atualizando o debate sobre o autoritarismo e a hipermilitarização da sociedade brasileira, inclusive da educação pública, problematizando as relações entre educação e democracia em tempos presente de lutas e resistências.
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V. 49, N. 1, 2024 - Temas com foco no escopo da Revista Inter-Ação
v. 49 n. 1 (2024)Nosso primeiro número da Revista Inter-Ação acontece em meio a uma agenda nacional intensa: realização de uma conferência nacional de educação (CONAE-2024) precedidas por centenas de conferências estaduais, municipais, distrital, intermunicipal e livres; debate sobre o novo Plano Nacional de Pós-Graduação; mobilização pela reforma do Ensino Médio segue preocupando, face a tramitação do projeto de lei de alteração desta etapa da Educação Básica; realização de conferências livres em preparação à 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; deflagração de greve dos técnicos-administrativos/as em educação e docentes em instituições federais de educação superior, dentre outras muitas disputas, atividades, movimentos.
A movimentação em torno de temas emergentes, com certeza, nos impulsiona em nosso fazer educacional. Nossa Revista pretende contribuir com o debate, com a diversidade dos temas e das reflexões com nossa ação formativa.
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Mídias, Tecnologia e História: Pesquisa, Memória e Ensino
v. 48 n. 3 (2023)Com a crescente popularização da internet, mídias digitais e tecnologias digitais nos últimos vinte anos, torna-se importante problematizar o quanto esses produtos culturais provocam transformações na comunicação e no acesso à informação. Essas mudanças têm criado novas necessidades de consumo, transformaram as interações sociais e, ao mesmo tempo, reformularam as relações entre os sujeitos, o tempo e o espaço. Para além das preocupações referentes às variedades de equipamentos comercializados, das formas como foram inseridos nos imaginários sociais e das maneiras como vêm modificando as relações sociais, torna-se fundamental que os pesquisadores e professores das mais diversas áreas do conhecimento incorporem estes debates em suas práticas de pesquisa e ensino. Frente a tais questões, o presente Dossiê Temático têm o objetivo de aceitar trabalhos que possam: ampliar o debate referente às pesquisas dedicadas às diferentes mídias – digitais e analógicas – e suas interfaces históricas e educacionais; provocar o debate sobre o campo das humanidades e as tecnologia digitais, seus métodos, suas abordagens e suas fontes; problematizar os usos das tecnologias digitais e mídias digitais no processo ensino aprendizagem dos mais variados campos do conhecimento; levantar questões sobre publicização dos conhecimentos históricos, antropológicos e sociais; problematizar os impactos das Fake News nas redes sociais e mídias digitais; e discutir os impactos destas inovações tecnológicas entre as comunidades tradicionais, indígenas e/ou quilombolas bem como na geração de novas formas de articulação e fazeres políticos, permitindo o surgimento de movimentos sociais organizados em novas bases e com novos repertórios . Ao propor este Dossiê Temático, pretendemos abrir a possibilidade de dialogar no âmbito da pesquisa e no ensino, onde os pesquisadores e professores possam expor suas pesquisas concluídas ou em andamento.