Archives

  • V. 49, N. 1, 2024 - Temas com foco no escopo da Revista Inter-Ação
    Vol. 49 No. 1 (2024)

    Nosso primeiro número da Revista Inter-Ação acontece em meio a uma agenda nacional intensa: realização de uma conferência nacional de educação (CONAE-2024) precedidas por centenas de conferências estaduais, municipais, distrital, intermunicipal e livres; debate sobre o novo Plano Nacional de Pós-Graduação; mobilização pela reforma do Ensino Médio segue preocupando, face a tramitação do projeto de lei de alteração desta etapa da Educação Básica; realização de conferências livres em preparação à 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; deflagração de greve dos técnicos-administrativos/as em educação e docentes em instituições federais de educação superior, dentre outras muitas disputas, atividades, movimentos.

    A movimentação em torno de temas emergentes, com certeza, nos impulsiona em nosso fazer educacional. Nossa Revista pretende contribuir com o debate, com a diversidade dos temas e das reflexões com nossa ação formativa.

  • Médias, Technologie et Histoire : Recherche, Mémoire et Enseignement
    Vol. 48 No. 3 (2023)

    Avec la popularisation croissante de l'internet, des médias numériques et des technologies numériques au cours des vingt dernières années, il est devenu important de problématiser la mesure dans laquelle ces produits culturels ont provoqué des transformations dans la communication et l'accès à l'information. Ces changements ont créé de nouveaux besoins chez les consommateurs, transformé les interactions sociales et, en même temps, remodelé les relations entre les sujets, le temps et l'espace. Au-delà des préoccupations liées à la variété des équipements sur le marché, à leur insertion dans les imaginaires sociaux et à la manière dont ils modifient les relations sociales, il est essentiel que les chercheurs et les enseignants issus des domaines de connaissance les plus divers intègrent ces débats dans leurs pratiques de recherche et d'enseignement. Compte tenu de ces enjeux, l'objectif de ce dossier thématique est d'accepter des articles qui peuvent : élargir le débat sur les recherches consacrées aux différents médias - numériques et analogiques - et à leurs interfaces historiques et éducatives ; susciter des débats sur le domaine des sciences humaines et des technologies numériques, leurs méthodes, leurs approches et leurs sources ; problématiser les usages des technologies numériques et des médias numériques dans le processus d'enseignement-apprentissage dans les domaines de connaissance les plus variés ; poser des questions sur la publicisation des connaissances historiques, anthropologiques et sociales ; problématiser les impacts des Fake News sur les réseaux sociaux et les médias numériques ; et discuter des impacts de ces innovations technologiques sur les communautés traditionnelles, indigènes et/ou quilombolas, ainsi que sur la génération de nouvelles formes d'articulation et d'actions politiques, permettant l'émergence de mouvements sociaux organisés sur de nouvelles bases et avec de nouveaux répertoires. En proposant ce dossier thématique, nous souhaitons ouvrir la possibilité d'un dialogue dans les sphères de la recherche et de l'enseignement, où les chercheurs et les enseignants peuvent présenter leurs recherches achevées ou en cours.

  • A herança da obra A miséria do mundo de Pierre Bourdieu 30 anos após sua publicação
    Vol. 48 No. 2 (2023)

    Em novembro de 1989, Michel Rocard, então primeiro ministro de François Miterrand (1981-1995), afirmava que a França não poderia mais “acolher toda a miséria do mundo”1. Fortes tensões políticas atravessavam os debates políticos sobre a recepção de imigrantes no país.  Alguns anos após esta fala, em 1993, Bourdieu, um sociólogo ainda pouco conhecido do grande público, afirmava que “a França havia se tornado uma constelação de microcosmos fechados, dentro dos quais todos ruminavam sobre sua miséria”. É neste contexto que em março de 1993, “(...) algumas semanas antes das eleições legislativas na França, é publicada a Obra La Misère du monde, empreendimento coletivo concebido por Bourdieu explicitamente como uma intervenção no campo político” (CHAMPAGNE, 2017, p. 271). Este livro de quase mil páginas, prossegue o autor, e contendo mais de 60 entrevistas realizadas em ambientes onde impera o sofrimento, propõe dar voz àqueles que não são ouvidos no espaço público, àqueles que são retratados através do filtro difuso da mídia ou dos levantamentos estatísticos. As entrevistas comentadas descortinam os sofrimentos socialmente engendrados pelo neoliberalismo, muitas vezes, inaudíveis e invisíveis para os dirigentes políticos.

  • Vol. 48 No. 1 (2023)

    INTER-AÇÃO é uma publicação quadrimestral gratuita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UFG. Seu objetivo consiste em publicar, mediante avaliação no sistema duplo-cego de pareceristas ad hoc e de membros do Conselho Científico, trabalhos inéditos resultantes de estudos teóricos e pesquisas sobre a educação, abrangendo as seguintes linhas de pesquisa: Educação, trabalho e movimentos sociais; Estado, políticas e história da educação; Cultura e processos educacionais; Formação, profissionalização docente e práticas educativas; Fundamentos do processo educativo.

    Este primeiro número de 2023 é dedicado a trabalhos com foco no escopo da revista, abrangendo nossas linhas de pesquisa.

  • Conferência Nacional Popular de Educação e a Democratização das Políticas Educacionais: Sujeitos, Processos E Proposições
    Vol. 47 No. 3 (2022)

    O referido dossiê tem por proposta situar o cenário atual de retrocessos nas políticas educacionais no país, balizados por políticas neoliberais e neoconservadoras, e, sobretudo, analisar os movimentos de resistência desenvolvidos pelo Fórum Nacional de Educação Popular (FNPE). Nesta ótica, busca analisar, especialmente, o papel dos sujeitos coletivos que compõem o FNE, bem como,  os processos de organização, incluindo sistematização, estrutura, dinâmicas político-pedagógicas  e a construção coletiva de proposições, visando a democratização das políticas educacionais, tendo por eixo a efetiva materialidade da Conferência Nacional de Educação Popular (CONAPE 2022) em suas etapas municipais, estaduais, distrital e nacional.

1-5 de 73