RESPOSTAS AO EXERCÍCIO DE INTENSIDADE CRESCENTE EM EQÜINOS: ALTERAÇÕES NA GLICOSE, INSULINA E LACTATO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.3012Palavras-chave:
Sanidade animalResumo
Objetivou-se estudar os efeitos do exercício intenso sobre a glicose e insulina plasmáticas e o lactato sanguíneo de equinos da raça Puro Sangue Árabe (PSA). Utilizaram-se 24 equinos, treinados, que foram submetidos a exercício-teste de intensidade crescente em esteira rolante. Para tanto, após aquecimento por quatro minutos a 4,0 m.s-1, a esteira foi inclinada (10%) e a velocidade gradativamente aumentada, a intervalos de dois minutos, para 6, 8 e 10 m.s-1. A partir dessa etapa de esforço máximo, procedeu-se à desaceleração, retomando a velocidade para 3,0 m.s-1, por vinte minutos, que correspondeu ao período de desaquecimento ativo. Os resultados mostraram que houve variação significativa (P? 0,05), a partir do repouso. A glicemia manteve-se constante em todas as etapas na fase de exercício, elevando-se significativamente na fase de desaquecimento, e a insulinemia foi reduzida com o exercício. A lactacidemia mostrou evidente aumento em relação ao incremento da intensidade de esforço. Concluiu-se que a atividade neural simpática é a maior responsável pelas alterações em variáveis fisiológicas durante o exercício intenso.PALAVRAS-CHAVES: Equinos, exercício, glicose, insulina, lactato.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-12-20
Como Citar
FERRAZ, G. C.; TEIXEIRA-NETO, A. R.; LACERDA-NETO, J. C.; QUEIROZ-NETO, A. RESPOSTAS AO EXERCÍCIO DE INTENSIDADE CRESCENTE EM EQÜINOS: ALTERAÇÕES NA GLICOSE, INSULINA E LACTATO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1332–1338, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i4.3012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3012. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Nota Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).