ATIVIDADE DO NEONICOTINOIDE TIAMETOXAM SOBRE Musca domestica (LINNAEUS, 1758) (DIPTERA, MUSCIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.5733Palavras-chave:
Medicina VeterináriaResumo
A partir de ensaios in vitro, em ambiente controlado e a campo, foi avaliada a atividade do inseticida tiametoxam em populações de Musca domestica provenientes da colônia do Laboratório de Doenças Parasitárias do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do aterro sanitário do Município de Seropédica, RJ. Para a técnica in vitro o ativo utilizado foi previamente diluído em acetona, obtendo-se as concentrações de 5; 7,5; 10; 12,5; 15; 17,5; 20; 22,5; 25; 27,5 e 30 mg/ml. Em seguida, discos de papel-filtro foram impregnados com 1 ml de cada uma dessas diluições e realizaram-se testes com estas em moscas adultas acondicionadas em placas de Petri, sendo que os discos do grupo-controle foram impregnados apenas com acetona. Para técnica em ambiente controlado e em nível de campo, empregaram-se iscas com o ativo e placebo para o grupo-controle. O valor calculado da dose letal 50 (DL50), utilizando-se a técnica in vitro, para tiametoxam em M. domestica foi de 0,2612 mg/cm². A eficácia das iscas com tiamethoxan no ensaio em ambiente controlado e em nível de campo foi de 94,06 % e 98,09 %, respectivamente.PALAVRAS-CHAVES: Iscas, Musca domestica, neonicotinoides, tiametoxam
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-10-02
Como Citar
FAZIO JUNIOR, P. I.; VIEIRA, V. P. da C.; CORREIA, T. R.; SCOTT, F. B.; MARTINS, I. V. F. ATIVIDADE DO NEONICOTINOIDE TIAMETOXAM SOBRE Musca domestica (LINNAEUS, 1758) (DIPTERA, MUSCIDAE). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 637–642, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i3.5733. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5733. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).