USO DE SOLUÇÃO À BASE DE ÁGUA DE COCO A 37 °C COMO DILUIDOR DE SÊMEN DE Cebus apella (MACACO-PREGO) MANTIDO EM CATIVEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i2.2739Palavras-chave:
Eletroejaculação, sêmen, água de coco, Cebus apella, Macaco-pregoResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência de um diluidor de sêmen à base de água de coco in natura a 37 °C na dissolução da fração coagulada e conservação do sêmen de macacos-prego. Analisaram-se quinze ejaculados colhidos de cinco (n=5) machos adultos de Cebus apella através de eletroejaculação. Os volumes médios das frações líquida e coagulada foram 0,26 + 0,06 mL e 0,98 + 0,02 mL, respectivamente. A fração líquida apresentou baixa concentração média de espermatozoides (210. 106 + 50 106 mL) em relação à fração coagulada (1600. 106+ 900 106 mL) (p ? 0,05). O percentual médio de espermatozoides vivos após sete horas de incubação a 37°C foi 72 + 3%. Em apenas uma amostra observaram-se 20% de motilidade e vigor 2. Os resultados sugerem que o protocolo de eletroejaculação utilizando amperagem máxima de 100 mA é eficaz para a obtenção de sêmen de Cebus apella e que o diluidor à base de água de coco pode ser utilizado para manter a viabilidade dos espermatozoides a 37 °C por até sete horas. Contudo, são necessários testes adicionais para avaliar a funcionalidade desses espermatozoides após a diluição do sêmen em água de coco in natura.Palavras chave: Água de coco, Cebus apella, diluidor, eletroejaculação, sêmen.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-03
Como Citar
LOUREIRO DE ARAÚJO, L.; SILVA DE LIMA, J.; GUIMARÃES OLIVEIRA, K.; PEREIRA CARNEIRO MUNIZ, J. A.; DEL RIO DO VALLE, R.; SOUZA DOMINGUES, S. F. USO DE SOLUÇÃO À BASE DE ÁGUA DE COCO A 37 °C COMO DILUIDOR DE SÊMEN DE Cebus apella (MACACO-PREGO) MANTIDO EM CATIVEIRO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 588–594, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i2.2739. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/2739. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).