ANÁLISE MORFOLÓGICA DO APARELHO UNGUEAL DO VEADO-CATINGUEIRO (Mazama gouazoubira, Fischer, 1814) (Artiodactyla, Cervidae)

Autores

  • Lorenna Cardoso Rezende Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Ilha Solteira
  • Juliana P. Alves dos Santos Universidade de São Paulo
  • Lucas Tarago Urbani Universidade de São Paulo
  • Alvaro Carlos Galdos-Riveros Universidade de São Paulo
  • Maria Angelica Miglino Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v14i2.17075

Palavras-chave:

casco, cervídeo, falange distal, rastros

Resumo

A espécie estudada neste trabalho é conhecida como veado-catingueiro. Dois cervídeos adultos do Mazama gouazoubira (Fischer, 1814), doados ao laboratório de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, foram conservados em formaldeído (10%). As úngulas ou casco são em número de quatro em cada membro e protegem a extremidade distal do membro, revestindo a falange distal. O ângulo dos cascos foi aferido e as amostras dos dígitos foram processadas para microscopia de luz e eletrônica de varredura. Na macroscopia, o comprimento da parede dorsal do casco mediu aproximadamente 2,5 cm; o ângulo formado na pisada foi de 35° para o membro torácico e 33° para o membro pélvico. Na microscopia foi possível visualizar o estrato externo como uma camada muita fina (141,5 µm); o estrato médio, constituído por queratina tubular pigmentada, que é a principal estrutura de sustentação da parede do casco, e o estrato interno contendo lâminas distribuídas de forma longitudinal e paralela, importante para unir a parede do casco com a superfície dorsal e lateral da falange distal. Os dados obtidos do aparelho ungueal dos cervídeos estudados podem auxiliar na elucidação do crescimento e identificação das pegadas dos mesmos.

PALAVRAS-CHAVE: casco; cervídeo; falange distal; rastros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorenna Cardoso Rezende, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Ilha Solteira

Professora Doutora do Departamento de Biologia e Zootecnia. Anatomia animal e Reprodução animal

 

Juliana P. Alves dos Santos, Universidade de São Paulo

Doutoranda da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Departamento de Cirurgia, Área: Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres.

Lucas Tarago Urbani, Universidade de São Paulo

Graduando da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Departamento de Cirurgia, Área: Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres.

Alvaro Carlos Galdos-Riveros, Universidade de São Paulo

Doutorando Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Departamento de Cirurgia, Área: Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres.

Maria Angelica Miglino, Universidade de São Paulo

Professora Doutora Titular da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Departamento de Cirurgia, Área: Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres.

Downloads

Publicado

2013-06-27

Como Citar

REZENDE, L. C.; SANTOS, J. P. A. dos; URBANI, L. T.; GALDOS-RIVEROS, A. C.; MIGLINO, M. A. ANÁLISE MORFOLÓGICA DO APARELHO UNGUEAL DO VEADO-CATINGUEIRO (Mazama gouazoubira, Fischer, 1814) (Artiodactyla, Cervidae). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 230–236, 2013. DOI: 10.5216/cab.v14i2.17075. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/17075. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária