Análise morfológica do aparelho ungueal do veado-catingueiro (Mazama gouazoubira, Fischer, 1814) (Artiodactyla, Cervidae)

Autores

  • Lorenna Cardoso Rezende Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Juliana P. Alves dos Santos Universidade de São Paulo(USP), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Lucas Tarago Urbani Universidade de São Paulo(USP), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Alvaro Carlos Galdos-Riveros Universidade de São Paulo(USP), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Maria Angelica Miglino Universidade de São Paulo(USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v14i2.17075

Palavras-chave:

casco, cervídeo, falange distal, rastros

Resumo

A espécie estudada neste trabalho é conhecida como veado-catingueiro. Dois cervídeos adultos do Mazama gouazoubira (Fischer, 1814), doados ao laboratório de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, foram conservados em formaldeído (10%). As úngulas ou casco são em número de quatro em cada membro e protegem a extremidade distal do membro, revestindo a falange distal. O ângulo dos cascos foi aferido e as amostras dos dígitos foram processadas para microscopia de luz e eletrônica de varredura. Na macroscopia, o comprimento da parede dorsal do casco mediu aproximadamente 2,5 cm; o ângulo formado na pisada foi de 35° para o membro torácico e 33° para o membro pélvico. Na microscopia foi possível visualizar o estrato externo como uma camada muita fina (141,5 µm); o estrato médio, constituído por queratina tubular pigmentada, que é a principal estrutura de sustentação da parede do casco, e o estrato interno contendo lâminas distribuídas de forma longitudinal e paralela, importante para unir a parede do casco com a superfície dorsal e lateral da falange distal. Os dados obtidos do aparelho ungueal dos cervídeos estudados podem auxiliar na elucidação do crescimento e identificação das pegadas dos mesmos.

PALAVRAS-CHAVE: casco; cervídeo; falange distal; rastros.

Downloads

Biografia do Autor

Lorenna Cardoso Rezende, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil

 

 

Juliana P. Alves dos Santos, Universidade de São Paulo(USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Lucas Tarago Urbani, Universidade de São Paulo(USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Alvaro Carlos Galdos-Riveros, Universidade de São Paulo(USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Maria Angelica Miglino, Universidade de São Paulo(USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

Downloads

Publicado

2013-06-27

Como Citar

REZENDE, L. C.; SANTOS, J. P. A. dos; URBANI, L. T.; GALDOS-RIVEROS, A. C.; MIGLINO, M. A. Análise morfológica do aparelho ungueal do veado-catingueiro (Mazama gouazoubira, Fischer, 1814) (Artiodactyla, Cervidae). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 230–236, 2013. DOI: 10.5216/cab.v14i2.17075. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/17075. Acesso em: 28 mar. 2025.

Edição

Seção

Medicina Veterinária