EFEITOS DA ALTURA DE COLHEITA DA SILAGEM DE MILHO E DO NÍVEL DE CONCENTRADO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA E DA CARNE DE NOVILHOS SUPERJOVENS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i2.4442Palavras-chave:
Produção animalResumo
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estudar os efeitos da elevação da altura de corte da silagem de milho de 16 para 46 cm, associados aos níveis de 16% ou 30% de concentrado sobre o total da matéria seca oferecida, sobre as características da carcaça de bezerros. Utilizaram-se 24 bezerros Braford, desmamados aos três meses de idade e terminados em confinamento dos sete aos doze meses de idade, quando foram abatidos. Não se observou interação entre altura de corte e nível de concentrado. As variáveis percentagens dos cortes comerciais da carcaça, as medidas métricas da carcaça, bem como as percentagens de osso, de músculo e de gordura e relações entre os tecidos da carcaça não foram afetadas pela altura de colheita da silagem ou pelo nível de concentrado usado nas dietas. Alem disso, a carne de animais alimentados com nível mais baixo de concentrado teve menor perda durante o descongelamento (5,05% vs 8,03%), resultando em maior suculência (7,14 vs 6,74 pontos), embora a carne apresentasse coloração mais escura que a carne dos outros novilhos (3,17 vs 4,00 pontos). Na comparação entre as alturas de colheita da silagem, a maior suculência foi observada na carne de animais alimentados com silagem colhida a 16 cm do solo (7,18 vs 6,69 pontos), cuja carne teve menor perda durante o descongelamento (4,70 vs 8,38%) e durante a cocção (17,11 vs 22,33%).PALAVRAS-CHAVES: Braford, composição da carcaça, qualidade da carne, qualidade da silagem, volumoso.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-06-22
Como Citar
VAZ, F. N.; RESTLE, J.; EIFERT, E. C.; BRONDANI, I. L.; VAZ, R. Z.; ARGENTA, F. M. EFEITOS DA ALTURA DE COLHEITA DA SILAGEM DE MILHO E DO NÍVEL DE CONCENTRADO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA E DA CARNE DE NOVILHOS SUPERJOVENS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 315–325, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i2.4442. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4442. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).