USO DE ANTIOXIDANTES PARA MELHORAR A EFICIÊNCIA REPRODUTIVA DE REBANHO BOVINO SUBMETIDO A PROTOCOLO DE SINCRONIZAÇÃO COM PROGESTERONA (P4)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.3848Palavras-chave:
Progesterona, Estresse oxidativo, Taxa de prenhez, Antioxidantes.Resumo
Progestágenos para a sincronização de estro têm sido utilizados como rotina em propriedades com melhor controle reprodutivo. A produção de radicais livres, estresse oxidativo, está relacionada com os níveis de progesterona circulante. O estresse oxidativo é responsável pela agressão à membrana celular, causando lise e a formação de lipoperóxidos. Neste trabalho, buscou-se avaliar o efeito compensatório de antioxidantes (vitaminas C e E) associados ao implante de progesterona exógena (P4), utilizada em protocolos de sincronização de estro em fêmeas bovinas. Vinte e cinco fêmeas bovinas foram divididas aleatoriamente em cinco grupos: 1) controle sem implante de P4; 2) implante de P4; 3) implante de P4 + vitamina C e E; 4) implante de P4 + vitamina E; 5) implante de P4 + vitamina C. Avaliaram-se a lipoperoxidação lipídica, através da mensuração de substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBA-RS), e a enzima glutationa peroxidase (GSHpx), nos dias zero e sete do protocolo de sincronização de estro. A utilização de vitamina E, neste experimento, apresentou uma maior taxa de prenhez; entretanto, existe a necessidade de validar esses resultados, antes que seu uso seja preconizado em fêmeas bovinas sincronizadas com P4.PALAVRAS-CHAVES: Antioxidantes, estresse oxidativo, progesterona, taxa de prenhez, vacas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-10-01
Como Citar
ZANELLA, R.; BONDAN, C.; SOARES, J. C. M.; ZANELLA, E. L.; DE LIMA, M. R. USO DE ANTIOXIDANTES PARA MELHORAR A EFICIÊNCIA REPRODUTIVA DE REBANHO BOVINO SUBMETIDO A PROTOCOLO DE SINCRONIZAÇÃO COM PROGESTERONA (P4). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 477–481, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i3.3848. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3848. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).