EFEITO DA IRRIGAÇÃO SUPLEMENTAR SOBRE A PRODUÇÃO DOS CAPINS TIFTON 85, TANZÂNIA E MARANDU NO PERÍODO DE VERÃO NO SUDOESTE BAIANO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.1183Palavras-chave:
Produção de forragensResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial produtivo de três forrageiras tropicais cultivadas no período de verão com e sem irrigação. Realizaram-se dois ensaios em um delineamento inteiramente casualizado com as gramíneas: tifton 85 (Cynodon spp.); tanzânia (Panicum maximum Jacq. cv. Tanzânia) e marandu (Brachiaria brizantha Stapf. cv. Marandu) com cinco repetições. As características avaliadas, dentre outras, foram: produção de massa verde, produção de matéria seca, taxa de acúmulo de forragem, produção de nutrientes digestíveis totais e produção de proteína bruta, sendo os resultados obtidos em cada ensaio comparados através da análise de variância conjunta. A utilização da irrigação suplementar, mesmo durante o período crítico do veranico da estação chuvosa de Itapetinga, não foi efetiva para o aumento de produção e da qualidade das gramíneas estudadas.PALAVRAS-CHAVES: Forragem, pastagens, produção vegetal, veranico.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
LIMA SANTOS, N.; RIBEIRO DA SILVA, M. W.; CHAVES, M. A. EFEITO DA IRRIGAÇÃO SUPLEMENTAR SOBRE A PRODUÇÃO DOS CAPINS TIFTON 85, TANZÂNIA E MARANDU NO PERÍODO DE VERÃO NO SUDOESTE BAIANO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 911–922, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.1183. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1183. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).