CONSUMO E DESEMPENHO DE BOVINOS DE APTIDÃO LEITEIRA EM CONFINAMENTO ALIMENTADOS COM GLICEROL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v13i4.18629Palavras-chave:
confinamento de bovinos, glicerina bruta, subprodutos do biodiesel, valor nutritivoResumo
O trabalho foi desenvolvido objetivando-se avaliar o consumo de nutrientes e desempenho produtivo de vacas e novilhos de aptidão leiteira, alimentados com dietas contendo glicerol. Os animais foram distribuídos em um delineamento experimental inteiramente casualizado, com arranjo fatorial de 4x2 (0, 6, 12 e 24% de glicerol x sexos – vacas e novilhos) e três repetições. Foi observado que os consumos de matéria seca (MS), proteína bruta(PB) e carboidratos não fibrosos (CNF)não foram afetados pela inclusão do glicerol às dietas de vacas e novilhos. Houve diminuição linear no consumo de fibra em detergente neutro (FDN) (g/kg de PC) para as vacas; no entanto, os consumos de FDN e extrato etéreo (EE) dos novilhos não foram afetados quando expressos em kg/dia, mas apresentaram comportamento quadrático para o consumo de FDN expresso em %PC e diminuição linear para o consumo deEE expressos em g/kgPC0,75 e %PC. As vacas apresentaram maior consumo de MS, PB, FDN, CNF expressos em kg/dia que os novilhos, quando se incluiu 6 e 12% de glicerol às dietas, e maior consumo de MS, FDN e CNF expressos em g/kg/PC0,75, quando se incluiu 6% glicerol às dietas. O ganho de peso diário não foi afetado pela inclusão do glicerol. Conclui-se que o glicerol pode ser incluído em até 24% da MS total das dietas de novilhos e vacas de aptidão leiteira sem comprometer o desempenho dos animais.
PALAVRAS-CHAVE:glicerina bruta; subprodutos do biodiesel; valor nutritivo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).