Comunicação entre Compositor e Pianista: O Texto Artístico como Espaço de Diálogo e Interpretação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.83478

Palavras-chave:

notação musical, intenção do autor, interpretação, espaço de diálogo, liberdade interpretativa

Resumo

O artigo analisa a atualização performativa de uma obra musical, entendida como um ato comunicativo complexo baseado na interação dialética entre o compositor (autor) e o intérprete (performer). O mediador central deste sistema é o texto artístico, geralmente representado pela partitura musical.

O autor enfatiza a dupla função da partitura: por um lado, ela serve como canal de transmissão da intenção do autor — um conjunto de aspectos conceituais, estruturais e sonoros da ideia artística e figurativa, codificados através do sistema semiótico da notação musical (fixação de altura, ritmo, andamento, dinâmica, etc.). Por outro lado, devido à inevitável limitação semiótica e à incompletude interna da notação, que é incapaz de registrar com absoluta precisão todas as nuances (agógica, dinâmica, timbre, microdinâmica, toque), o texto musical torna-se um espaço de diálogo. Essa incompletude exige a atividade interpretativa ativa do intérprete, que não é um mero transmissor passivo, mas um sujeito ativo que decodifica, compreende hermeneuticamente e recria sonoramente (atualiza) a intenção do autor. Assim, o texto musical define o quadro normativo, mas requer um preenchimento criativo.

A relevância do estudo deste sistema comunicativo justifica-se por sua importância fundamental para a compreensão do status ontológico da música, os mecanismos da percepção do ouvinte, a dialética da correlação entre a intenção do autor e a liberdade do intérprete, bem como a reinterpretação do papel do intérprete como sujeito da interpretação, em diálogo com o texto e o autor.

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Biografia do Autor

Assem Zakirova, Kurmangazy Kazakh National Conservatory, Almaty, Kazakhstan zakasem@gmail.com

Assem Zakirova é professora do Departamento de Piano Especial do Conservatório Nacional Cazaque Kurmangazy. Concluiu o mestrado em Execução Instrumental (Piano). Seus interesses de pesquisa incluem tendências contemporâneas na performance acadêmica, a interação entre compositor e intérprete, e a pesquisa artística em música. Participa de conferências internacionais e de projetos de diplomacia cultural.

Marlena Koilybaeva, Kurmangazy Kazakh National Conservatory, Almaty, Kazakhstan marlena_07@mail.ru

 Marlena Tastemirovna Koylybaeva é Ph.D. e professora associada do Departamento de Musicologia do Conservatório Nacional Cazaque Kurmangazy. Concluiu seus estudos de pós-graduação em musicologia. Seus interesses de pesquisa concentram-se na música sinfônica do Cazaquistão, especialmente no gênero kui sinfônico. É autora de mais de dez publicações científicas, incluindo artigos em revistas indexadas na base de dados do Comitê de Controle na Educação e Ciência do Ministério da Educação e Ciência da República do Cazaquistão, e participante de conferências internacionais na Rússia, Áustria e Estados Unidos. É laureada com a medalha pelo 20º aniversário da independência da República do Cazaquistão. Possui 30 anos de experiência no ensino.

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Publicado

2025-10-23

Como Citar

ZAKIROVA, Assem; KOILYBAEVA, Marlena. Comunicação entre Compositor e Pianista: O Texto Artístico como Espaço de Diálogo e Interpretação. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.83478. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/83478. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos