Monitoramento da produção científica relacionada à presença da música popular tradicional em contextos educacionais.
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.82973Palavras-chave:
música tradicional, música popular, educação musical, estudo bibliométrico, Scopus, Web of ScienceResumo
Introdução: A preservação da identidade cultural é crucial, especialmente na música tradicional da Extremadura, que ainda não está incluída nos conservatórios da região. Apesar da relevância da música folclórica nas pedagogias musicais, a legislação educacional da Extremadura não inclui o ensino de seu folclore, o que impacta a identidade cultural e etnomusicológica. O objetivo deste estudo é analisar as métricas descritivas fundamentais da produção científica relacionada à presença da música tradicional e popular na educação musical. Método: Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico com base em trabalhos indexados nos bancos de dados Scopus e Web of Science relacionados ao binômio “folklore” OR “popular music” OR “traditional music” AND “music* education”, em um período de 1910 a 2024. Resultados: As métricas empregadas demonstram que o crescimento exponencial observado nesse campo desde 2007 é indicativo de um aumento no interesse de pesquisa, com instituições americanas e inglesas emergindo como líderes em produtividade de pesquisa. É evidente a presença notável de estudos publicados em revistas de Pesquisa Educacional e de Artes e Humanidades. Os indicadores obtidos apontam para uma tendência perceptível de integração de novos repertórios nas metodologias de ensino.







