Impactos da Musicoterapia em um Serviço Residencial Terapêutico

Estudo Exploratório de Métodos Mistos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.82941

Palavras-chave:

Musicoterapia, Saúde Mental, Idosos, Psicometria, Aprendizado de Máquina

Resumo

Este estudo investigou os efeitos da musicoterapia em residentes de um Serviço Residencial Terapêutico (SRT) em Belo Horizonte, composto por pessoas idosas com histórico de internações psiquiátricas prolongadas, com uma abordagem de métodos mistos. Foram realizadas 12 sessões, uma vez por semana, com análise qualitativa dos relatos por meio de mineração de texto e quantitativa dos escores do instrumento de Avaliação Cognitiva de Pessoas Idosas em Musicoterapia (ACPIM). Os dados quantitativos foram analisados por meio do Índice de Mudança Confiável (IMC) e do modelamento das trajetórias individuais dos participantes. Qualitativamente, a musicoterapia contribuiu para a expressão emocional e a interação social dos residentes, especialmente por meio da evocação de memórias autobiográficas e da coesão grupal durante as experiências musicais de improvisação, recriação, audição e composição. O IMC apontou melhorias cognitivas intraindividuais confiáveis, de forma que 70% das pessoas residentes apresentou mudanças positivas. Além disso, a análise das trajetórias individuais revelou padrões cognitivos descritos por um modelo harmônico linear, indicando flutuações cíclicas nos escores ao longo das sessões, em vez de uma progressão sigmoidal. Entretanto, os efeitos interindividuais foram limítrofes em termos de significância estatística, o que pode estar relacionado ao tamanho reduzido da amostra ou às próprias flutuações cognitivas. Este estudo sugere que a musicoterapia pode ser uma intervenção eficaz na reabilitação psicossocial em SRTs, promovendo desenvolvimento cognitivo intraindividual, embora as evidências no nível interindividual sejam limitadas. Futuros estudos devem considerar amostras maiores e replicar o modelo harmônico linear para verificar sua aplicabilidade.

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Biografia do Autor

Dr Frederico Pedrosa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Belo Horizonte, MG, Brazil) fredericopedrosa@ufmg.br

Professor of the Bachelor of Music with Qualification in Music Therapy at the Federal University of Minas Gerais. Ph.D of Music (2023 - the Federal University of Minas Gerais) and Master of Music (2018 - the Federal University of Paraná) of Music and Bachelor in Music Therapy (2010). Participates in the research groups Center for Studies in Music Therapy, CEMT-CNPq, and the Center for Interdisciplinary Studies and Research in Music Therapy, NEPIM-CNPq. Author of Assessment Scale for Group Music Therapy in Substance Use Disorders and an External Measure. Ten-string-Brazilian-guitar player at Herança Ancestral samba group.

Mariana Lacerda Arruda, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, Curitiba, PR, Brazil) mariana.arruda@unespar.edu.br

Doutora em Educação (UFPR), Mestre em Educação (UFPR). Especialista em Neuropsicologia (2006). Especialista em Educação Especial (2009). Graduação em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2005 - UNESPAR/FAP). Possui curso técnico em Música pela Escola de Educação Profissionalizante Rosa Mística. Diretora do Centro de Música e Musicoterapia da UNESPAR - Campus de Curitiba II. Professora do Bacharelado em Musicoterapia e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM/CNPQ). Editora da Revista InCantare (A4). Autora do instrumento Avaliação Cognitiva de Pessoas Idosas em Musicoterapia (ACPIM). Site: https://sites.google.com/view/acpim. Coordenadora da Roda de Samba da FAP.

Dr José Davison da Silva Júnior, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE, Olinda, PE, Brazil) davison.junior@olinda.ifpe.edu.br

Music Educator, Music Therapist, and Psychologist. Permanent Professor of the Professional Master's Program in Professional and Technological Education at the Federal Institute of Pernambuco and Collaborating Professor in the Master's and Doctoral Programs in Music at the Federal University of Minas Gerais. Coordinator of the Specialization Course in Music Education in Basic Education and the 60+ Center at the Federal Institute of Pernambuco, Olinda Campus. Postdoctoral Researcher in Neuroscience and Cognition at the Federal University of ABC. Postdoctoral Researcher in Contemporary Education at the Federal University of Pernambuco. Ph.D. in Music/Music Education from the Federal University of Bahia (funded by CNPq). Completed a sandwich Ph.D. program at the Center for Mind and Brain at the University of California, Davis (funded by Capes). Master's in Music/Music Therapy from the Federal University of Goiás (funded by CNPq). Specialist in Music Therapy from the Brazilian Conservatory of Music. Specialist in Special Education from Frassinetti College of Recife. Holds a Bachelor's degree in Law from Olinda Law School. Holds a teaching degree in Music from the Federal University of Pernambuco. Bachelor's degree in Psychology from Frassinetti College of Recife.

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Publicado

2025-11-15

Como Citar

GONÇALVES PEDROSA, Frederico; LACERDA ARRUDA, Mariana; DA SILVA JÚNIOR, José Davison. Impactos da Musicoterapia em um Serviço Residencial Terapêutico: Estudo Exploratório de Métodos Mistos. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.82941. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/82941. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos