Outros contornos para a formação docente em música:
biografia músico-educativa como uma proposta de pesquisa-formação
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v25.82498Palabras clave:
Formação docente em música, Licenciatura em Música, Pesquisa (Auto)BiográficaResumen
Esse artigo sustenta a necessidade de uma formação docente em música que ultrapasse as fronteiras disciplinares dos conhecimentos que a permeiam. Localizamos, a partir de dados coletados por uma pesquisa desenvolvida nos últimos cinco anos, uma crescente e recorrente problemática nesse campo: a importância do diálogo entre teoria e prática. Porém, nesse recorte, defendemos um entendimento amplo de superação dessa dicotomia, para além do ensino de elementos técnicos e estritamente musicais, alinhando-se a um entendimento de educação musical alargado, com vistas a atender o seu compromisso humano, ético e político (Bellochio, 2016, Bowman, 2002). Como provocação, apresentamos a pesquisa-formação, mediante o trabalho com a biografia músico-educativa (Almeida 2019, 2021a, 2021b, 2022), como uma possibilidade para que essa formação seja trabalhada ao mobilizar processos de conhecimento, reflexividade, autonomia, responsabilização e comprometimento das pessoas em situação de formação.







