Outros contornos para a formação docente em música:

biografia músico-educativa como uma proposta de pesquisa-formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v25.82498

Palavras-chave:

Formação docente em música, Licenciatura em Música, Pesquisa (Auto)Biográfica

Resumo

Esse artigo sustenta a necessidade de uma formação docente em música que ultrapasse as fronteiras disciplinares dos conhecimentos que a permeiam. Localizamos, a partir de dados coletados por uma pesquisa desenvolvida nos últimos cinco anos, uma crescente e recorrente problemática nesse campo: a importância do diálogo entre teoria e prática. Porém, nesse recorte, defendemos um entendimento amplo de superação dessa dicotomia, para além do ensino de elementos técnicos e estritamente musicais, alinhando-se a um entendimento de educação musical alargado, com vistas a atender o seu compromisso humano, ético e político (Bellochio, 2016, Bowman, 2002). Como provocação, apresentamos a pesquisa-formação, mediante o trabalho com a biografia músico-educativa (Almeida 2019, 2021a, 2021b, 2022), como uma possibilidade para que essa formação seja trabalhada ao mobilizar processos de conhecimento, reflexividade, autonomia, responsabilização e comprometimento das pessoas em situação de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica de Almeida, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil jessica.almeida@unb.br

Professora do Curso de Licenciatura em Música e dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de Brasília (UnB). Doutora e Mestre em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) pela Universidade Federal de Santa Maria (2016 e 2019). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação Musical (GEPAEM), desenvolvendo e orientando pesquisas sobre formação e atuação de professores, especialmente, de música, em diferentes contextos através de abordagens (auto)biográficas. Compõe o Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil, tendo coordenado extensões interinstitucionais com o intuito de divulgá-lo nacionalmente. Participou do Programa Residência Pedagógica como orientadora (2018) e como coordenadora institucional (2020), além de ter composto a equipe de redatores do Currículo do Estado de Roraima (Arte), em 2018. Integra a diretoria da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) como secretária. Atua como coordenadora institucional do Pibid-UnB (2024-2026).

Ziliane Lima de Oliveira Teixeira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, Brasil ziliane.teixeira@ichca.ufal.br

Professora Adjunta no Curso de Música da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando nas áreas de Educação Musical e Estágio Supervisionado. É Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestra em Música pela Universidade de Aveiro, Portugal (2011). Líder do grupo Laboratório de Pesquisas e Práticas em Educação Musical (LaPPEM - CNPq) vinculado ao Curso de Música da UFAL, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pedagogia da música e pesquisas (auto)biográficas. Integra o Movimento (Auto)Biográfico em Educação Musical no Brasil e faz parte da diretoria da Associação Brasileira em Educação Musical (ABEM).

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

DE ALMEIDA, Jéssica; LIMA DE OLIVEIRA TEIXEIRA, Ziliane. Outros contornos para a formação docente em música:: biografia músico-educativa como uma proposta de pesquisa-formação. Música Hodie, Goiânia, v. 25, 2025. DOI: 10.5216/mh.v25.82498. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/82498. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Música, currículo e interdisciplinaridade: resultados de pesquisa no Brasil e na Espanha